#Geek

Diretor do BIG Festival fala sobre expectativas e a importância do evento no mercado gamer brasileiro

10ª edição do Brazil’s Independent Games Festival acontece em São Paulo, do dia 7 a 10 de maio.

Foto: Divulgação

O mercado de games no Brasil está em constante crescimento, tanto em sua base de jogadores ativos como na produção de jogos em território nacional. E como parte desse crescimento, está o BIG Festival, o Brazil’s Independent Games Festival, um dos principais eventos gamers do nosso país e que retoma suas atividades presenciais neste ano, em São Paulo.

E para falar sobre a expectativa do retorno presencial do festival e a importância do evento no mercado gamer brasileiro, conversamos com Gustavo Steinberg, diretor do BIG Festival, que tem foco na criação e bastidores da indústria de games.

Foto: Divulgação

Leia mais:

O BIG Festival chega em sua 10ª edição neste ano e acontece em São Paulo entre os dias 7 e 10 de julho e Gustavo demonstrou toda sua animação e grande expectativa para o retorno do presencial do evento, nesse, digamos, “pós-pandemia”.

“Vai ser BIG!”, brincou Gustavo. “A gente tá super contente de voltar pro presencial! As expectativas estão altíssimas! Estamos indo pra um lugar bem maior, lá no São Paulo EXPO, a gente tá com uma expectativa de participação bem legal”, completou.

Apesar do retorno ao presencial, o formato híbrido (presencial e online), segundo Gustavo, é algo que “veio pra ficar” e muitas desenvolvedoras, em especial as asiáticas, participarão do BIG Festival de forma online. “Mantendo o que a gente ofereceu online e voltando com o presencial maior”, explicou o diretor.

Porta de entrada para a indústria de games

BIG Festival em 2019, antes da pandemia e edições online. (Foto: Divulgação)

Se apaixonar por games e querer trabalhar nessa indústria é uma sequência de eventos muito comum entre os gamers e o BIG Festival se orgulha de ser como uma porta de entrada para a indústria de games, uma forma de conexão entre o público e os bastidores do mercado, uma vitrine para esse mundo de possibilidades.

E no evento deste ano, essa essência continua, agora acompanhada de uma boa pitada de conteúdo para o público final, como anúncios de games e várias novidades e a presença de grandes nomes da indústria, como PlayStation, Xbox e Google.

“A gente se estabeleceu bastante bem como um hub de negócios e a partir deste ano a gente vai começar a crescer mais para o consumidor final também!”, explica Gustavo. Essa ampliação de conteúdo dará ainda mais espaço para os jogos em si, com possibilidade de testes de alguns títulos no evento. Tudo isso em um novo espaço: o Panorama Mundo.

Serão três auditórios com programação paralela no Big Festival 2022, passando pelas áreas mais técnicas com palestras e indo também para as apresentações de grandes nomes da indústria. E são grandes mesmo! Já estão confirmados: Takashi Tokita, designer líder de “Final Fantasy”, e David K. Lam, diretor de arte da Riot Games.

Um festival de criação e comunidade

BIG Festival em 2019. (Foto: Divulgação)

“Mais do que os anúncios [de games], o BIG é um festival de criação”, explica Gustavo Steinberg. E é nessa pegada que vem também todo o trabalho do evento. “A gente tá sempre preocupado em trazer alguma coisa que traga uma conexão com a criação de jogos”, completou.

Essa conexão é um dos diferenciais do BIG Festival: além dos anúncios e testes de novos games, também é mostrado ao público um pouco de como foi que os jogos são criados, passando por áreas como design e programação.

“A gente vai mostrando o caminho das pedras, pra chegar até lá. Por isso que eu falo: É menos um foco de fã, é mais um foco de comunidade. A gente tá ampliando não só pra comunidade de desenvolvedores de jogos, mas também pra comunidade de influenciadores, que estão cada vez mais importantes pra lançamentos de jogos”, explicou Gustavo.

“O foco é criação. Se você quiser saber pra além da tela, um passo a mais pra ser além de jogador e conhecer como os jogos são por dentro, o BIG é o lugar para estar”, concluiu Gustavo Steinberg.

Serviço:
Data: 7 a 10 de julho de 2022
Horário: 10h às 22h
Local: São Paulo Expo
Valor dos ingressos: A partir de R$ 46,40

Destaques

#Noticias

Rebecca Black conversou com o POPline no último dia 6, mesmo dia em que Donald Trump foi decretado como novo presidente dos Estados Unidos...

#Noticias

Após receber uma indicação ao Latin GRAMMY com o projeto “Lagum ao Vivo” e realizar uma turnê nacional de sucesso, Lagum lança “Curva da...

#Noticias

Antes de completar 60 anos, Mart’nália decidiu se jogar em uma aventura e viver algo pela primeira vez. Seguindo os conselhos de Djavan, a...

Copyright © 2006-2024 POPline Produções Artísticas & Comunicações LTDA.

Sair da versão mobile