Menos de um mês depois das gravações, o Detonautas lançou o clipe de “Carta ao Futuro (Acústico)”, última música de trabalho do “Álbum Laranja”. As filmagens aconteceram no dia 16 de agosto no Teatro das Artes, no Rio de Janeiro, e a direção é do filho de Tico, Lucas Fontenelle.
No clipe, uma jaqueta customizada com uma foto do escritor português José Saramago. “A fim de evitar problemas jurídicos o cantor entrou em contato com a Fundação José Saramago. A instituição não só aprovou o clipe como vai reproduzi-lo no Instagram e enviá-lo para a viúva do autor, Pilar”, diz a nota enviada à imprensa.
A versão acústica de “Carta ao Futuro” é uma das três canções inéditas do projeto lançado em julho. “O disco foi ganhando essa forma, na verdade. Primeiro a gente lançou ‘Carta ao Futuro’, depois vimos que existia um diálogo desta música com o público”, disse Tico Santa Cruz em entrevista ao ROCKline no dia do lançamento.
“Depois disso, a gente entendeu que a gente tinha conseguido encontrar um vértice para o Detonautas, que mesclava um pouco de ironia, sarcasmo e consciência política, que é uma coisa que o Detonautas sempre fez, mas não com esta linguagem. Então fomos construindo essas canções ao longo dos meses”, nos revelou.
Leia mais
- “Duelo Final”: Marcus Menna lança clipe com Detonautas Roque Clube
- Tico Santa Cruz elimina Detonautas de seu Top 10 de bandas do Brasil
- “Político de Estimação”: Detonautas lança mais um clipe épico com questionamentos políticos
- Tico Santa Cruz relembra primeiro encontro com Chorão
O “Álbum Laranja”
O “Álbum Laranja” conta com diversos singles do grupo lançados ao longo do ano passado como “Micheque”, “Kit Gay” e “Político de Estimação”, e deste ano, como “Roqueiro Reaça”, além de três faixas inéditas: “Clareiras”, “Bandeira Brasileira” e “Carta ao Futuro (Acústico)”.
“É uma coisa totalmente contraditória você gostar de rock e ser conservador. Porque no rock você pode ser de esquerda ou direita, menos ser contra a liberdade. O rock que vai de encontro ao suporte de um regime fundamentalista, autoritário e negacionista não faz o menor sentido. O rock nunca vai se juntar a esse tipo de gente. Até porque o rock é um estilo que vem da música preta,” disse ele.
O “Álbum Laranja” ajudou o Detonautas a superar 600 mil inscritos em seu canal no YouTube e, com a ajuda dos lançamentos de 2020, estreou já com 3,5 milhões de streams no Spotify. “O Detonautas sairá dessa pandemia muito maior que entrou!!! São 600 mil inscritos no YouTube e agora são 800 mil seguidores no Spotify Brasil”, celebrou Tico no Instagram.