Em maio do ano passado Demi Lovato anunciava que se identificava como uma pessoa gênero não binário – nem mulher, nem homem. Para isso, ela pedia que as pessoas se referissem a ela com pronomes neutros, como they/them. No entanto, quase um ano depois, parece que houve uma mudança e ela volta a aceitar ser chamada no feminino. Pelo menos é o que diz sua página no Instagram.
Leia Mais:
- Demi Lovato declara sua torcida no novo “Power Couple Brasil”
- Fofura: Demi Lovato surpreende fã 13 anos após encontro
- Demi Lovato divulga mais prévias de seu novo álbum
- Demi Lovato responde sobre rumores de parceria com Miley Cyrus
- “Cool For The Summer”: hit de Demi Lovato entra no Top 200 Global do Spotify
Se antes ela mantinha na sua descrição que seria referida por they/them (sem tradução literal), agora ela acrescentou o she/her – em português, “ela“.
Veja a reprodução do Instagram:
Isso não significa que ela deixou de ser uma pessoa não de gênero não binário, já que they/them continua lá.
Demi Lovato nunca foi muito radical sobre isso e aceitava que as pessoas “errassem” o pronome, já que isso fazia parte do aprendizado.
“Se você confundir meu gênero, tudo bem. Eu acidentalmente confundo meu gênero às vezes! É uma grande transição mudar o pronome que usei minha vida inteira. E é difícil lembrar às vezes. Desde que você continue tentando respeitar minha verdade, e desde que eu lembre de minha verdade, a mudança virá naturalmente“, escreveu a artista em carta aberta em julho de 2021.
Obs.: Optamos por escrever esta notícia se referindo à Demi Lovato no feminino, já que a linguagem neutra no português é mais complicada de utilizar e também do leitor entender, dificultando a legibilidade – é necessário abrir uma cultura de mudança de linguagem, aceitando a mesma mudança da sociedade. No entanto, para isso precisa tempo.