A cultura nerd está cada vez mais forte e entrelaça as superproduções de filmes de super-heróis à criação de eventos temáticos, com direito a data especial.Hoje, dia 25 de maio, é celebrado o “Dia do Orgulho Nerd” e a Deezer realizou um levantamento com dados que apontam o aumento do consumo de músicas correlacionadas a esse universo, além de ter mapeado as dez músicas de jogos eletrônicos mais ouvidas pelos usuários da plataforma em 2022.
Leia Mais:
- Divulgados os 10 games mais jogados no 1º trimestre de 2022 nos EUA
- Netflix quer ampliar catálogo de games até o fim do ano
- Em parceria com o The Sandbox, Slipknot cria o game ‘KNOTVERSE’
- Pesquisa aponta que 74,5% dos brasileiros jogam videogames
- Festival Coachella chega ao game “Fortnite”
Segundo a 8ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), o maior levantamento anual sobre o consumo de jogos eletrônicos no país, 74,05% da população brasileira afirma jogar jogos eletrônicos. O mesmo estudo apontou que 60,9% do público afirma ter consumido mais conteúdos diversos relacionados a jogos, como suas trilhas sonoras.
Abrindo a lista da Deezer, a faixa que acumula maior quantidade de streams é a trilha sonora de um dos games mais jogados de todos os tempos, liderando em quase todos os anos os rankings de jogos com mais adeptos: “Minecraft”.
Além disso, a faixa leva o mesmo título do jogo e foi escrita pelo compositor e engenheiro de som alemão C418. Ao mesmo tempo, ela consegue a façanha de não apenas acompanhar o player em sua jornada pelo mundo digital, mas também no seu dia a dia.
No entanto, não foi apenas o mundo dos blocos que os usuários da Deezer revisitaram por meio das músicas. O público também reviveu as aventuras de Ezio Auditore da Firenze em meio à uma Itália renascentista, e “Ezio’s Family” de “Assassin’s Creed II” aparece logo na segunda posição. E, fechando o pódio, temos “Dragonborn”, do famoso RPG “The Elder Skrolls V: Skyrim”, um dos mais amados pelo público, que se aventurou enfrentando dragões ou explorando ruínas antigas.
Confira abaixo a lista completa da Deezer:
-
Minecraft (Minecraft)
-
Ezio’s Family (Assassin’s Creed II)
-
Dragonborn (The Elder Skrolls V: Skyrim)
-
Mass Effect Theme (Mass Effect)
-
Halo (Halo)
-
Life Will Change (Persona 5)
-
Floral Fury (Cuphead)
-
Still Alive (Portal 2)
-
Ori, Lost In the Storm (feat. Aeralie Brighton) (Ori, Lost In the Storm)
-
Extraction Point (Call of Duty: Modern Warfare 2)
Deezer aponta crescimento no consumo de músicas dos games
Através do crescimento do público que consome esse tipo de mídia, principalmente entre os mais jovens, percebeu-se que o consumo das músicas se deu majoritariamente pela faixa-etária de 18 a 35 anos, o que resultou num Top 10 apenas com jogos lançados neste século.
Entretanto, o cenário muda bastante quando se trata de títulos mais antigos, trilhas de jogos como Mario e Zelda são dominados por adultos entre 36 a 45 anos.
> Projeto “Forró Viral” da Deezer ganha série documental exclusiva
Além disso, outra descoberta interessante é que as composições têm um número de reprodução muito elevado por computadores. Logo, o resultado é diferente do que é visto habitualmente quando o assunto é streaming de música, onde os smartphones dominam.
Ao analisar playlists editoriais da Deezer, como XBOX 20th, por exemplo, foi notado que 65% dos ouvintes a acessam pelo desktop. Um dos motivos para isso pode se dar pelo fato de que 65% dos jogadores utilizam do PC para suas gameplays, segundo a pesquisa da PGB.
Confira mais detalhes sobre a pesquisa, acessando aqui.