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Culture Next de 2022: confira como a Geração Z está usando o áudio para ouvir e ser ouvida

Culture Next. Foto: Divulgação/Spotify

O Spotify lançou o relatório Culture Next para mostrar como a Geração Z está moldando o streaming de áudio e a cultura em geral. Também, para explicar o que isso significa para os anunciantes na plataforma.

Culture Next. Foto: Divulgação/Spotify

A plataforma entrevistou dezenas de pessoas que estão incluídas na Geração Z para escrever o relatório Culture Next de 2022. Além disso, para o documento, foi feita uma pesquisa  para identificar as tendências de áudio mais influentes que o mundo deveria observar.  Para ler o relatório completo, acesse aqui.

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Com o relatório, foi percebido que a Geração Z está borrando a linha entre criação e consumo. Confira as cinco principais conclusões presentes no documento:

Culture Next de 2022: Redefinindo os limites da criação

Embora essa ideia esteja se desdobrando de várias maneiras, é relevante para o relacionamento entre criadores e seus fãs. O que antes era uma dinâmica construída em torno de uma transmissão unidirecional agora é uma troca interativa e bidirecional. 

No Spotify e no Anchor, por exemplo, a recente adição de pesquisas e perguntas e respostas permite que os ouvintes avaliem instantaneamente os tópicos discutidos em novos episódios. Com o surgimento de plataformas como Discord, Twitch e TikTok, os criadores da Geração Z estão ouvindo dos fãs tanto quanto ocorre o movimento inverso, ou seja,  os fãs escutam os criadores. 

Segundo a pesquisa, 47% da Geração Z disseram que se juntaram a uma comunidade digital, como um subreddit ou Discord, para fãs de um criador específico. 

Além disso, essa geração está usando esses espaços digitais para obter as informações mais recentes sobre suas estrelas favoritas. Quando se trata de estrelas promissoras em particular, os fãs dessas comunidades estão usando essas plataformas para sair com outros fãs, bem como com os próprios criadores. 

Culture Next de 2022: Podcasts de apoio emocional

No entanto, não é só no campo musical que a  Geração Z  são os únicos a forjar esses laços íntimos com seus fãs. O mundo do podcast também tem seu próprio grupo de apresentadores e celebridades, os fãs altamente engajados estão cultivando comunidades ao seu redor. Portanto, essa interatividade não serve apenas como uma maneira eficaz de os criadores alcançarem melhor seus públicos, mas está mudando fundamentalmente a maneira como os ouvintes se relacionam com o conteúdo que estão consumindo. Em comparação, ao primeiro trimestre de 2022, em relação ao  ano anterior, foi percebido um aumento de aproximadamente 40% na audiência média de podcast entre a Geração Z no Spotify.  

De acordo com o relatório, os podcasts, em particular, tornaram-se mais do que apenas entretenimento para a Geração Z. Eles se tornaram uma forma de conteúdo para a qual a geração pode recorrer em busca de perspectiva e compreensão, à medida que abordam os problemas cada vez mais complexos que enfrentam em suas vidas. 

Os criadores da Geração Z estão cercados por uma base leal de fãs que estão usando esses podcasts como forma de apoio. O principal gênero de podcast desse grupo é a Saúde Mental, que  teve um aumento de aproximadamente 62% dos streams no primeiro trimestre de 2022, em comparação com o ano anterior.

Culture Next de 2022: Mantendo a realidade

A fim de  entender melhor o que torna o podcast um formato atraente para a Geração Z processar ideias e tópicos que podem ser controversos (ou mesmo tabus), a For the Record entrevistou Kayla Suarez, co-apresentadora do Teenager Therapy, para ouvir suas ideias sobre os papéis, que desempenham uma construção de audiências e comunidades duradouras entre os ouvintes desse grupo.

“Eu acho que com a Geração Z, há um senso de comunidade, especialmente online. As pessoas podem apenas encontrar grupos de pessoas, ou podcasts, ou até marcas que tenham interesses semelhantes. Com a Teenager Therapy, estamos defendendo a saúde mental e sendo autênticos e vulneráveis. E com isso vem ser honesto com nosso público e estabelecer essa base de confiança. Queremos conhecê-los e depois fazê-los confiar em nós e saber que não somos especialistas ou terapeutas, mas estamos passando pelas mesmas experiências que eles”, conta Kayla Suarez.

Culture Next de 2022: Dê um mergulho mais profundo

Mesmo que os limites em evolução entre criador e consumidor sejam definitivamente um tema para ficar de olho quando se trata da Geração Z, é apenas uma parte do relatório Culture Next 2022. 

Além disso, foi constatado insights e descobertas sobre como a Geração Z usa streaming de áudio para ajudar a moldar suas identidades, como estão abraçando a nostalgia de uma maneira única e como estão usando o Spotify para se expressar.

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