País fértil na geração de grandes cantoras, tradição iniciada na década de 1930 que persiste nos presentes anos, o Brasil conhece o poder da voz de uma mulher. É sobre esse poder feminino que o jornalista e crítico musical Mauro Ferreira discorre nas páginas do livro “Cantadas – Ensaios sobre 35 grandes vozes de mulheres da música brasileira”, perfilando cantoras do Brasil em textos inéditos que combinam informação e análise sobre as trajetórias dessas artistas. O prefácio será assinado pelo DJ Zé Pedro.
Leia mais:
- Exclusivo: confira capa do novo livro de MV Bill, “A Vida Me Ensinou a Caminhar”
- 10 curiosidades do Nirvana relatadas no livro de Dave Grohl
- Chris Fuscaldo e Kamille Viola coletam dados sobre pesquisadoras musicais brasileiras
O lançamento está previsto para o segundo semestre, mas pode ser adiantado de acordo com o resultado da a campanha de financiamento coletivo que está sendo coordenada pela editora Garota FM Books na plataforma do Catarse. Lá, além do próprio livro, há recompensas como camiseta, bolsa, outros livros.
O fato de serem 35 cantoras, e não 30 ou 40, alude ao fato de o autor estar completando em 2022 nada menos do que 35 anos de ininterrupta atividade como crítico musical. Essa trajetória tem sido pautada desde o início pela paixão do jornalista por cantoras, embora Mauro Ferreira sempre tenha escrito com igual assiduidade sobre cantores, bandas, duplas e instrumentistas ao longo da carreira.
“Sempre fui identificado com as cantoras no jornalismo musical. Como consequência, eu acabei formando nas redes sociais, e mesmo antes das redes, uma base grande e fiel de leitores também movidos pela paixão por vozes femininas”, ressalta Mauro Ferreira.
E completa: “O livro Cantadas é a celebração da arte e das vozes dessas 35 cantoras que provocam essas paixões e geram discussões entre o público do Brasil. É uma celebração que se estende a muitas outras cantoras nacionais que, por questão de espaço ou de critério, ficaram fora do livro, mas são importantes na música do Brasil e na minha vida profissional”.
Sobre o livro
A seleção das 35 cantoras traz desde divas projetadas nos anos 1960, como Elza Soares, Gal Costa e Maria Bethânia, até vozes sobressalentes no universo pop brasileiro a partir dos anos 2010, casos de Anitta, Ludmilla e Marília Mendonça. Em comum, todas as 35 cantoras têm o fato de terem estado atuantes entre 1987, ano em que Mauro iniciou sua trajetória no jornalismo, e 2022. São elas:
Adriana Calcanhotto, Alaíde Costa, Alcione, Ana Carolina, Angela Ro Ro, Anitta, Beth Carvalho (1946 – 2019), Cássia Eller (1962 – 2001), Cida Moreira, Daniela Mercury, Elba Ramalho, Elza Soares (1930 – 2022), Fafá de Belém, Fernanda Abreu, Gal Costa, Joyce Moreno, Leny Andrade, Ludmilla, Margareth Menezes, Maria Bethânia, Maria Gadú, Maria Rita, Marília Mendonça (1995 – 2021), Marina Lima, Marisa Monte, Mart’nália, Nana Caymmi, Rita Lee, Roberta Sá, Sandra de Sá, Simone, Teresa Cristina, Vanessa da Mata, Zélia Duncan e Zizi Possi.
Vale destacar que o livro “Cantadas – Ensaios sobre 35 grandes vozes de mulheres da música brasileira” descende de outro projeto do autor, “Cantadas – A sedução da voz feminina em 25 anos de jornalismo musical” (2013), mas não se trata de uma edição revista e ampliada. O atual livro é inédito, com eventuais reproduções de um ou outro parágrafo do anterior. O que permanece igual é a paixão do autor pelas cantoras do Brasil.