Depois de um mês da morte da rainha Elizabeth II, a família real britânica já tem data marcada para a coroação do rei Charles III, que assumirá o trono aos 73 anos. Apesar das críticas à personalidade do primogênito da monarca, existe uma grande expectativa para o evento, previsto para 6 de maio de 2023.
LEIA MAIS:
- Certidão de óbito revela causa da morte de rainha Elizabeth II
- Morte de Elizabeth II: Shows e lançamentos foram adiados no Reino Unido
- Morte de Elizabeth II: Shows e lançamentos foram adiados no Reino Unido
Camilla Parker Bowles, esposa de Charles, também será um dos destaques da cerimônia, tornando-se rainha consorte. Os dois estão casados desde 2005, mas carregam uma história muito mais antiga e rodeada de polêmicas. Isso porque viveram durante anos um caso extraconjugal – até quando o atual rei era casado com a falecida princesa Diana.
“A Coroação refletirá o papel do monarca nos dias de hoje e seu olhar para o futuro, enquanto enraizada nas duradouras tradições e pompas”, diz o comunicado divulgado pelo Palácio de Buckingham.
A cerimônia será realizada na Abadia de Westminster, mesmo local onde Elizabeth II foi coroada, em 1953, e também onde aconteceu seu casamento com Philip, em 1947. Por lá também se casaram o príncipe William e Kate Middleton, em 2011.
LEIA MAIS:
- Rei Charles III: o que esperar do novo monarca britânico?
- Nas redes sociais, famosos lamentam a morte da rainha Elizabeth II
- Príncipe Harry se manifesta após morte da rainha Elizabeth II
Marcada somente para oito meses depois da morte da rainha, a coroação de Charles faz parte de um processo comum da monarquia britânica. Vale destacar que Elizabeth tomou posse do trono mais de um ano depois do falecimento de seu pai, Jorge VI.