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Morte de Elizabeth II: Shows e lançamentos foram adiados no Reino Unido

Segundo a Billboard, a morte do monarca e o período de luto de 10 dias levaram a indústria musical britânica a se reorganizar

Morte de Elizabeth II: Shows e lançamentos foram adiados no Reino Unido
Rainha Elizabeth II. (Foto: WPA Pool – Getty Images – Uso autorizado POPline)

A morte da monarca britânica Elizabeth II causou impactos na indústria musical do Reino Unido. De acordo com a Billboard, premiações foram adiadas, como o Mercury Prize, que aconteceria no dia 8 de setembro, e os shows programados para antes ou no dia do funeral da rainha estão sendo cancelados, apesar de não haver orientação oficial do governo. Entre os eventos cancelados incluem o festival anual ao vivo da BBC Radio 2, que estava programado para 17 a 18 de setembro, com Robbie Williams, Nile Rodgers & Chic, Tears for Fears, Kaiser Chiefs e George Ezra

Além disso, a BBC também cancelou os dois últimos shows de sua série de concertos de música clássica “Proms”, planejados para 9 e 10 de setembro, no Royal Albert Hall, em Londres. Foi a primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial que o concerto “Last Night of the Proms”, que aconteceria nesse sábado (17) e seria transmitido ao vivo pela BBC TV e rádio, foi cancelado. 

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Morte Elizabeth II: O impacto no prêmio Mercury Prize

No início da tarde de 8 de setembro, poucas horas antes do início do Mercury Prize, uma das mais prestigiadas premiações de música do Reino Unido, o Palácio de Buckingham fez o anúncio que a rainha Elizabeth II estava sob supervisão médica.

Segundo a Billboard, em poucos minutos, o BPI, órgão de comércio de gravadoras do Reino Unido, que administra o Mercury Prize, convocou uma reunião de emergência. Os organizadores decidiram proceder como planejado, mas monitorar de perto os eventos com o objetivo de adiar se a condição da rainha piorasse. Eles cancelaram um tapete vermelho planejado antes da cerimônia e os executivos da BBC disseram que a rede iria gravar, mas não transmitiria mais o evento ao vivo. Então, às 18h30, o anúncio veio do palácio o anúncio da morte da monarca. Assim, desencadeando um período de luto nacional de 10 dias que culmina com o funeral de Estado do soberano nesta segunda-feira (19).

 As discussões estão ocorrendo agora sobre o reagendamento do show do Mercury Prize para o final deste ano. Na semana desde o falecimento da rainha, muitos outros organizadores de eventos, executivos e funcionários de gravadoras se esforçaram para mudar os planos para reagir a circunstâncias sem precedentes.

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Morte de Elizabeth II: O atraso dos lançamentos devido ao período de luto

De acordo com a Billboard, as gravadoras estão revisando os planos e estratégias de marketing no Reino Unido neste período de luto nacional.  A Sony Music e o espólio de George Michael adiaram sua reedição multiformato do álbum “Older”, de 1996.

Os principais lançamentos programados para 9 de setembro incluem “XXV”, de Robbie Williams (Columbia Records), “Patient Number 9”, de Ozzy Osbourne (Epic), e “LEGEND”, de John Legend (Republic), além do single “Forget Me”, de Lewis Capaldi, de retorno após três anos sem produzir. 

Os lançamentos que saíram na sexta-feira (9) foram carregados em plataformas de streaming com antecedência. No entanto, alguns foram temporariamente retidos, como a música “Psycho”, de Anne-Marie, com o rapper Aitch (Warner Music UK).

“Dadas as tristes notícias sobre Sua Majestade, a Rainha, tomamos a decisão de adiar os lançamentos, sempre que possível”, diz  Linda Walker, vice-presidente sênior de comercial, Reino Unido e Europa da Warner Music. A canção foi disponibilizada em 15 de setembro.  

Morte de Elizabeth II: Shows e lançamentos foram adiados no Reino Unido
Linda Walker , vice-presidente sênior de comercial, Reino Unido e Europa da Warner Music. Foto: Divulgação

Os lançamentos encontraram um mercado de varejo e entretenimento silencioso, uma vez que quase todas as atividades promocionais do Reino Unido foram suspensas à medida que as programações de televisão e rádio mudavam para cobertura de notícias ou homenagens ao monarca. 

Ainda de acordo com a Billboard, Robbie Williams deveria abrir o National Television Awards de 2022, que aconteceria em 15 de setembro e seria transmitido ao vivo. No entanto, a cerimônia foi remarcada para o dia 13 de outubro. 

As plataformas de streaming e os braços do Reino Unido de todas as três principais gravadoras – Universal Music Group, Warner Music Group e Sony Music Entertainment – ​​pausaram o marketing no fim de semana e farão o mesmo no dia do funeral da rainha, que foi proclamado feriado no Reino Unido.

Além disso, a Sony e a Warner fecharam seus escritórios em Londres no dia 9 de setembro e os fecharão novamente nesta segunda-feira (19). A Universal Music UK também fechará seu escritório em Londres no dia do funeral. Os executivos da gravadora continuam revisando seus cronogramas de lançamentos no Reino Unido para o resto de setembro para ver se mais mudanças precisam ser feitas. Todas as três gravadoras pausaram seus feeds de mídia social corporativa, desde que a rainha morreu e não retomarão as postagens até terça-feira (20).

Os varejistas de música perderam um dia de negociação nesta segunda-feira (19) por conta do feriado decretado no Reino Unido. Assim, impactando ainda mais as vendas dos artistas na primeira semana. 

Para fornecedores e distribuidores de música, o curto prazo do feriado não deve atrapalhar os varejistas ou os planos de lançamento, de acordo com Drew Hill em entrevista para a Billboard, diretor administrativo do Proper Music Group, o maior distribuidor de música física independente do Reino Unido. 

“Estaremos fechados na segunda-feira, o que significa algumas mudanças operacionais e nos obriga a espremer mais trabalho em menos dias de cada lado”, diz Hill. “Mas isso parece totalmente a coisa certa a fazer como sinal de respeito por Sua Majestade.”

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Drew Hill, diretor administrativo do Proper Music Group. Foto: Divulgação