#BIZ

Conheça o Apple Vision Pro: o primeiro computador espacial da Apple

O computação espacial Apple Vision Pro. Foto: Divulgação.

A Apple apresentou na segunda-feira (5) o Apple Vision Pro, um computador espacial que combina o conteúdo digital com o mundo físico, permitindo que os usuários permaneçam presentes e conectados uns aos outros. Segundo o jornal O Globo, o novo óculos de realidade mista pode custar mais de R$ 34 mil no Brasil.

Vision Pro cria uma tela infinita para aplicativos que vai além dos limites de uma exibição tradicional e apresenta uma interface tridimensional controlada pelos olhos, mãos e voz do usuário.  O seu design apresenta um sistema de exibição de ultra alta resolução que inclui 23 milhões de pixels em dois monitores.

Leia Mais:

“Hoje marca o início de uma nova era para a computação”, disse Tim Cook, CEO da Apple. “Assim como o Mac nos apresentou a computação pessoal e o iPhone nos apresentou a computação móvel, o Apple Vision Pro nos apresentou a computação espacial. Construído com base em décadas de inovação da Apple, o Vision Pro está anos à frente e diferente de tudo o que foi criado antes — com um novo sistema de entrada revolucionário e milhares de inovações revolucionárias. Ele desbloqueia experiências incríveis para nossos usuários e novas oportunidades empolgantes para nossos desenvolvedores”, completa.

Tim Cook, CEO da Apple. Foto: Divulgação.

“Criar nosso primeiro computador espacial exigiu invenção em quase todas as facetas do sistema”, disse Mike Rockwell, vice-presidente do Technology Development Group da Apple. “Através de uma forte integração de hardware e software, projetamos um computador espacial independente em um fator de forma compacto e vestível que é o dispositivo eletrônico pessoal mais avançado de todos os tempos.”

Mike Rockwell, vice-presidente do Technology Development Group da Apple. Foto: Divulgação.

Novas experiências

Uma tela infinita para aplicativos no trabalho e em casa

O visionOS apresenta uma interface tridimensional que libera os aplicativos dos limites de uma tela para que possam aparecer lado a lado em qualquer escala. O Apple Vision Pro permite que os usuários sejam ainda mais produtivos, com tela infinita, acesso aos seus aplicativos favoritos e novas formas de multitarefa. 

E com suporte para Magic Keyboard e Magic Trackpad, os usuários podem configurar o espaço de trabalho ou trazer recursos do Mac para o Vision Pro sem fio, criando uma tela 4K privada e portátil com texto nítido.

Experiências de entretenimento envolventes 

O Apple Vision Pro tem dois monitores de altíssima resolução, que pode transformar qualquer espaço em uma sala de cinema pessoal com uma tela de 30 metros de largura e um avançado sistema de áudio espacial.

 O Apple Immersive Video oferece gravações de alta resolução de 180 graus com Spatial Audio, e os usuários podem acessar uma  linha de vídeos imersivos que os transportam para lugares novos.

 Os usuários ainda também podem jogar mais de 100 jogos do Apple Arcade em uma tela do tamanho que quiserem, com áudio imersivo e suporte para controladores de jogos populares.

Ambientes Imersivos 

Com ambientes, o mundo de um usuário pode crescer além das dimensões de uma sala física com belas paisagens dinâmicas que podem ajudá-los a se concentrar ou reduzir a desordem em espaços movimentados. Uma torção da Digital Crown permite que um usuário controle o quão presente ou imerso ele está em um ambiente. 

Memórias ganham vida 

O Apple Vision Pro tem uma câmera tridimensional que permite que os usuários capturem, revivam e mergulhem nas memórias favoritas com Spatial Audio. Cada foto e vídeo espacial transporta os usuários de volta a um momento no tempo, como uma festa com amigos ou uma reunião familiar. 

Fotos e vídeos espaciais transportam os usuários de volta a um momento especial no tempo. Foto: Divulgação.

Os usuários podem acessar toda a sua biblioteca de fotos no iCloud e visualizar suas fotos e vídeos em tamanho real com cores brilhantes e detalhes espetaculares. Cada foto panorâmica no iPhone se expande e envolve o usuário, criando a sensação de que ele está exatamente onde foi tirada.

As fotos panorâmicas tiradas no iPhone se expandem, criando a sensação de que o usuário está exatamente onde foi tirado. Foto: Divulgação.

O FaceTime se torna espacial 

 Com o Apple Vision Pro, as chamadas do FaceTime aproveitam o espaço ao redor do usuário, com todos na chamada refletidos em blocos de tamanho real, bem como o áudio espacial, para que pareça que os participantes estão falando exatamente de onde eles estão posicionados. 

Os usuários que usam o Vision Pro durante uma chamada do FaceTime são refletidos como uma Persona uma representação digital de si mesmos criada usando as técnicas de aprendizado de máquina mais avançadas da Apple que reflete os movimentos do rosto e das mãos em tempo real. Os usuários podem fazer coisas juntos, como assistir a um filme, procurar fotos ou colaborar em uma apresentação.

O FaceTime no Apple Vision Pro facilita a conexão e a colaboração. Foto Divulgação.

As experiências dos aplicativos 

O Apple Vision Pro tem uma nova App Store, onde os usuários podem descobrir aplicativos e conteúdo de desenvolvedores e acessar centenas de milhares de aplicativos familiares para iPhone e iPad que funcionam perfeitamente e funcionam automaticamente com o novo sistema de entrada do Vision Pro. A comunidade de desenvolvedores da Apple pode ir ainda mais longe e aproveitar os recursos poderosos e exclusivos do Vision Pro e do visionOS para criar novas experiências de aplicativos e reimaginar as existentes para computação espacial.

O visionOS apresenta uma plataforma nova para que os desenvolvedores criem experiências de aplicativos. Foto: Divulgação.

Um sistema operacional e interface de usuário revolucionários

Construído com base em décadas de inovação em engenharia no macOS, iOS e iPadOS, o visionOS foi projetado desde o início para oferecer suporte aos requisitos de baixa latência da computação espacial. O resultado é um sistema operacional revolucionário que oferece experiências espaciais poderosas que podem aproveitar o espaço ao redor do usuário, abrindo novas oportunidades no trabalho e em casa.

O visionOS apresenta uma interface tridimensional totalmente nova que faz com que o conteúdo digital pareça e se sinta presente no mundo físico do usuário. Ao responder dinamicamente à luz natural e projetar sombras, ele ajuda o usuário a entender a escala e a distância. 

VisionOS apresenta uma interface tridimensional totalmente nova que os usuários podem controlar com os olhos, mãos e voz. Foto: Divulgação.

Para permitir a navegação do usuário e a interação com o conteúdo espacial, o Apple Vision Pro apresenta um sistema de entrada totalmente novo controlado pelos olhos, mãos e voz de uma pessoa. Os usuários podem navegar pelos aplicativos olhando para eles, tocando com os dedos para selecionar, movendo o pulso para rolar ou usando a voz para ditar.

Pausar a reprodução do vídeo: visionOS com Apple Vision Pro

visionOS apresenta uma interface tridimensional totalmente nova que os usuários podem controlar magicamente com seus olhos, mãos e voz.

O Apple Vision Pro também apresenta o EyeSight, uma inovação extraordinária que ajuda os usuários a se manterem conectados com as pessoas ao seu redor. Quando uma pessoa se aproxima de alguém usando o Vision Pro, o dispositivo parece transparente — permitindo que o usuário os veja enquanto também exibe os olhos do usuário. 

Quando um usuário está imerso em um ambiente ou usando um aplicativo, o EyeSight fornece dicas visuais para outras pessoas sobre o foco do usuário.

Pausar a reprodução do vídeo: EyeSight com Apple Vision Pro

Mesmo quando totalmente imerso, o EyeSight permite que os usuários permaneçam conectados com as pessoas ao seu redor enquanto usam o Apple Vision Pro.

EyeSight permite que os usuários permaneçam conectados com as pessoas ao seu redor enquanto usam o Apple Vision Pro. Foto: Divulgação.

O design

O Apple Vision Pro se baseia na inovação e na experiência da Apple em projetar produtos como Mac, iPhone e dispositivos vestíveis como o Apple Watch.

O Apple Vision Pro possui uma quantidade de tecnologia em um design compacto. Uma peça singular de vidro laminado tridimensional é polida para criar uma superfície ótica que atua como uma lente para a ampla gama de câmeras e sensores necessários para misturar o mundo físico com o conteúdo digital. O vidro flui para a estrutura de liga de alumínio personalizada que se curva suavemente ao redor do rosto do usuário, enquanto o sistema modular permite um ajuste sob medida para acomodar uma ampla gama de pessoas. 

O Light Seal é feito de um tecido macio e vem em uma variedade de formas e tamanhos, flexionando-se para se adaptar ao rosto do usuário para um ajuste preciso. Alças flexíveis garantem que o áudio permaneça próximo aos ouvidos do usuário, enquanto uma faixa de cabeça — disponível em vários tamanhos — é tricotada tridimensionalmente como uma única peça para fornecer amortecimento, respirabilidade e elasticidade. A pulseira é presa com um mecanismo simples, facilitando a mudança para outro tamanho ou estilo de pulseira.

O Apple Vision Pro foi projetado para suportar cargas de trabalho de alto desempenho e é capaz de funcionar por duas horas com uma única carga. Foto: Divulgação

Inovação em hardware

O Apple Vision Pro foi projetado para oferecer desempenho computacional fenomenal em um formato compacto e portátil.

 Apresentando um inovador sistema de exibição de ultra alta resolução construído sobre um chip de silício da Apple, o Vision Pro usa a tecnologia micro-OLED para empacotar 23 milhões de pixels em dois monitores, cada um do tamanho de um selo postal, com cores amplas e alta faixa dinâmica.

Essa tecnologia, combinado com lentes catadióptricas personalizadas que permitem nitidez e clareza, proporciona experiências de cair o queixo. Os usuários com necessidades de correção da visão usarão os insertos ópticos ZEISS para garantir a fidelidade visual e a precisão do rastreamento ocular. 

Um sistema de áudio espacial avançado é fundamental para a experiência do Apple Vision Pro, criando a sensação de que os sons vêm do ambiente ao redor do usuário e combinando o som com o espaço. Dois drivers amplificados individualmente fornecem áudio espacial personalizado com base na geometria da cabeça e da orelha do usuário. 

Além de criar uma tela inovadora e experiências de áudio avançadas, o sistema de rastreamento ocular de alto desempenho no Apple Vision Pro usa câmeras de alta velocidade e um anel de LEDs que projetam padrões de luz invisíveis nos olhos do usuário para uma entrada responsiva e intuitiva.

Apple Vision Pro. Foto: Divulgação.

Essas inovações  são alimentadas pelo silício da Apple em um design exclusivo de chip duplo. O M2 oferece desempenho autônomo inigualável, enquanto o novíssimo chip R1 processa a entrada de 12 câmeras, cinco sensores e seis microfones para garantir que o conteúdo pareça estar aparecendo bem na frente dos olhos do usuário, em tempo real. O R1 transmite novas imagens para os monitores em 12 milissegundos 8x mais rápido que um piscar de olhos. O Apple Vision Pro foi projetado para uso durante todo o dia quando conectado e até duas horas de uso com sua bateria externa de alto desempenho.

Privacidade e segurança líderes do setor

A empresa diz que o Apple Vision Pro foi construído sobre uma sólida base de privacidade e segurança e mantém os usuários no controle de seus dados.

Apple Vision Pro. Foto: Divulgação.

Isso porque o  Optic ID é um novo sistema de autenticação seguro que analisa a íris de um usuário sob várias exposições invisíveis à luz de LED e, em seguida, compara-o com os dados registrados do Optic ID protegidos pelo Secure Enclave para desbloquear instantaneamente o Apple Vision Pro. Os dados da ferramenta de um usuário são totalmente criptografados, não podem ser acessados ​​por aplicativos e nunca saem do dispositivo, o que significa que não são armazenados nos servidores da Apple. 

Segundo a Apple, durante a navegação no Apple Vision Pro, o local onde o usuário olha permanece privado e as informações de rastreamento ocular não são compartilhadas com a empresa idealizadora, aplicativos de terceiros ou sites. 

Além disso, os dados da câmera e de outros sensores são processados ​​no nível do sistema, portanto, aplicativos individuais não precisam ver os arredores do usuário para permitir experiências espaciais. O EyeSight também inclui um indicador visual que deixa claro para outras pessoas quando um usuário está capturando uma foto ou vídeo espacial.

Destaques

#Mercado

Na linha de frente contra os impactos negativos da Inteligência Artificial no que é relativo aos direitos autorais de criadores, a Pró-Música Brasil, iniciativa...

Pabllo Vittar

Já estamos na contagem regressiva para o Halloween da Pabllo! A maior festa de Dia das Bruxas da música brasileira, comandada por Pabllo Vittar, acontecerá...

#Mercado

Visando combater o uso da Inteligência Artificial para manipulação de streams e outros abusos e ações fraudulentas, a Deezer se torna a primeira plataforma...

Copyright © 2006-2024 POPline Produções Artísticas & Comunicações LTDA.

Sair da versão mobile