Foto: Freepik
in

Apple Music e Amazon Music anunciam áudio HD para assinantes

As duas empresas revelaram suas opções de streaming de alta qualidade nesta terça-feira (18)

Música de alta qualidade no streaming, é isso que a Apple Music e a Amazon Music estão se propondo a oferecer a partir de agora para assinantes de suas plataformas sem custo adicional. As duas empresas revelaram suas opções de streaming de alta fidelidade na manhã desta terça-feira (18), por meio de lançamentos formais.

A Apple anunciou que a Apple Music está trazendo a qualidade de som líder da indústria para assinantes com a adição do “Spatial Audio”, com suporte para Dolby Atmos – uma experiência de áudio que permite aos artistas mixar músicas para que o som venha de todos os lados. O Spatial Audio dá aos artistas a oportunidade de criar experiências de áudio envolventes para seus fãs com som verdadeiramente multidimensional.

Os assinantes da plataforma também poderão ouvir mais de 75 milhões de músicas em “Lossless Audio”. A empresa revelou que usa o ALAC (Apple Lossless Audio Codec) para preservar cada bit do arquivo de áudio original, isso significa que os assinantes poderão ouvir exatamente a mesma coisa que os artistas criaram no estúdio. “A Apple Music está fazendo seu maior avanço em qualidade de som”, disse Oliver Schusser, vice-presidente da Apple Music and Beats.

“Ouvir uma música em Dolby Atmos é como mágica. A música vem de tudo ao seu redor e soa incrível. Agora estamos trazendo esta experiência verdadeiramente inovadora e envolvente para nossos ouvintes com músicas de seus artistas favoritos como J Balvin, Gustavo Dudamel, Ariana Grande, Maroon 5, Kacey Musgraves, The Weeknd e muitos mais. Os assinantes também poderão ouvir suas músicas na mais alta qualidade de áudio com Lossless Audio. A Apple Music como a conhecemos está prestes a mudar para sempre”, completou o vice-presidente.

Foto: Divulgação/Apple

Por padrão, o Apple Music reproduz automaticamente faixas Dolby Atmos em todos os fones de ouvido AirPods e Beats com um chip H1 ou W1, bem como os alto-falantes integrados nas versões mais recentes do iPhone, iPad e Mac. Eles também garantem que vão adicionar faixas do Dolby Atmos constantemente e farão a curadoria de um conjunto especial de playlists para ajudar os ouvintes a encontrar a música que amam – os álbuns disponíveis no Dolby Atmos terão um emblema na página de detalhes para facilitar a descoberta.

Segundo a empresa, no lançamento, os assinantes podem desfrutar de milhares de músicas em Spatial Audio de alguns dos maiores artistas do mundo e música em todos os gêneros, incluindo hip-hop, country, latino, pop e clássico. A Apple Music também revelou que está trabalhando com artistas e gravadoras para adicionar novos lançamentos e as melhores faixas do catálogo, à medida que mais artistas começam a criar músicas especificamente para a experiência de áudio. Todos esses novos recursos estarão disponíveis a partir do próximo mês, sem nenhum custo adicional.

Amazon Music

Já a Amazon Music HD anunciou que trará mais de 70 milhões de músicas de alta definição sem perdas, “com uma profundidade de 16 bits e uma taxa de amostragem de 44,1 kHz (qualidade de CD)”. Além disso, a Amazon Music HD revelou que oferece atualmente sete milhões de faixas em Ultra HD, que é “melhor que a qualidade de CD” e vem “com uma profundidade de 24 bits e uma taxa de amostragem de até 192 kHz”.

“Quando lançamos pela primeira vez Amazon Music HD, nosso objetivo era liderar a indústria, permitindo que fãs de música em todo o mundo transmitissem a melhor qualidade de gravação, de maneira que os artistas pretendiam que sua música fosse ouvida. Estamos emocionados agora por fazer o Amazon Music HD disponível para todos sem nenhum custo extra. Todos os fãs de música deveriam ter acesso a essa qualidade musical, e agora eles têm!”, comemora Steve Boom, VP de Amazon Music.

O total de canções Ultra HD aumentou em mais de cinco milhões desde que a Amazon Music começou a oferecer suporte ao formato em 2019, de acordo com a empresa. Eles também possuem “um catálogo em rápido crescimento de músicas remixadas em formatos de áudio 3D” – as 16 faixas no folclore de Taylor Swift, por exemplo.

A empresa ainda revela que os clientes também têm acesso a um catálogo em rápido crescimento de músicas remixadas em formatos de áudio 3D, como Dolby Atmos e Sony 360RA. “Os ouvintes podem transmitir essas mixagens 3D ao ouvir no inovador alto-falante inteligente de alta fidelidade da Amazon, Echo Studio. As músicas no 360RA também pode ser transmitida via Amazon Music HD em alto-falantes RA5000 e RA3000 da Sony usando Alexa Cast“, anuncia a empresa.

Vale destacar que os assinantes de Amazon Music Unlimited podem atualizar para Amazon Music HD sem custo extra apenas nos EUA, Reino Unido, Alemanha, Canadá, França, Itália e Espanha.

Escrito por Rafa Ventura

RuPaul, Selena Gomez e BTS vencem o MTV Movie & TV Awards: Unscripted

Pocah faz primeira apresentação de ‘Nem On Nem Off’ na televisão