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Conheça os bastidores da estratégia digital de Ana Castela no DVD “Boiadeira Internacional”

Ana Castela, na gravação do DVD "Boiadeira Internacional". Foto: Maurício Antônio/Divulgação

A cantora e compositora Ana Castela, atualmente com mais de 15 milhões de ouvintes mensais no Spotify, gravou o seu primeiro DVD “Boiadeira Internacional” com cerca de 70 mil pessoas em Santa Terezinha do Itaipu (PR), no dia 10 de maio. Para a estreia do projeto, que é lançado por meio do Selo AgroPlay Music e a distribuidora FUGA, a artista lançou o single “Solteiro Forçado”, no último dia 07 de julho. Em 15 dias, faixa já acumula mais de 24 milhões de views no YouTube, alcançou o primeiro lugar em alta na plataforma, além de mais de 12 milhões de streams no Spotify, ocupando no momento atual o 7º lugar no ranking Top 200 diário do Spotify Brasil.

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O “Boiaideira Internacional” possui participações como Simone Mendes, Matheus & Kauan, Gustavo Mioto, Alok & Hungria e Luan Pereira, e a equipe optou por uma estratégia de lançar, aos poucos, as faixas do trabalho audiovisual.

“Para esse projeto, foi pensada uma estratégia flexível, sem datas engessadas. Existe um planejamento preestabelecido, com a ordem de faixas que vão ser lançadas e ideia de cronograma, mas que será adaptado de acordo com a performance de cada lançamento e a recepção do público”, afirma a FUGA, distribuidora musical envolvida no projeto “Boiadeira Internacional”, de Ana Castela.

Boiadeira Internacional: estratégia digital do primeiro DVD de Ana Castela

De acordo com a FUGA, a data da gravação do DVD, 10 de maio, foi selecionada a partir do cronograma comercial e de shows de Ana Castela. Como o primeiro DVD da artista estava gerando uma grande expectativa entre os fãs, era necessário estabelecer uma data para ela pudesse ensaiar e se dedicar ao projeto dentro de um calendário confortável.

A gravação do DVD aconteceu em Santa Terezinha do Itaipu (PR), na tríplice fronteira. Ana Castela nasceu no interior do Mato Grosso do Sul e morou muitos anos em uma fazenda no Paraguai. Logo, a escolha da tríplice fronteira busca mesclar a sua relação com o interior e as influências do Paraguai. Além disso, o local foi pensado para que as músicas da “Boiadeira Internacional”, em conjunto com as estratégias de marketing, se espalhem nos países vizinhos.

A curadoria para as parcerias musicais

Para a gravação do DVD, diversos artistas foram convidados. A junção do rapper Hungria com Alok, por exemplo, era um desejo de Ana Castela, por gostar bastante da sonoridade dos artistas, e pensar em uma vertente diferente, misturando um pouco de Hip-Hop, Eletrônico e Agronejo.

Já com Matheus & Kauan, Ana é muito fã da dupla, gosta muito da musicalidade deles e tem grande carinho pelos artistas. A presença de Simone Mendes trouxe a representatividade da mulher, ao lado da versatilidade e voz dentro do setor sertanejo.

Ana Castela, na gravação do DVD Boiadeira Internacional. Foto: Maurício Antônio/Divulgação

O cantor Gustavo Mioto, que hoje é namorado da Ana, mas, na gravação do DVD eles ainda não eram. A junção foi pensada em ter um momento romântico, criando um enredo em torno da música, passando para o público essa ligação entre eles.

Luan Pereira e Ana são do mesmo escritório, AgroPlay Music, começaram a carreira ao mesmo tempo e caminham juntos. Por isso, eles têm uma relação de amizade e a música que eles cantaram no DVD é uma composição dos dois, que busca trazer a evolução do Agronejo e a junção de duas vozes diferentes.

Trabalho digital após o lançamento das músicas

Em uma semana após o lançamento, a faixa “Solteiro Forçado” – composta por Ana Castela, Rodolfo Alessi, Mateus Félix, Rapha Soares, Benício Neto, Vinicius Poeta e Léo Souza, com produção musical de Eduardo Godoy – alcançou Top 10 no “Top Songs Brazil do Spotify” e ficou em primeiro lugar no “Em Alta” do YouTube com mais de 13 milhões de visualizações no vídeo oficial.

Ana Castela, na gravação do DVD “Boiadeira Internacional”. Foto: Maurício Antônio/Divulgação

No dia do lançamento, o single contou com extenso apoio editorial em todas as plataformas e 7 capas de playlist: Spotify, Deezer, YouTube Music, Amazon Music, Tidal e Claro Música. Com a performance da faixa, na semana seguinte a artista teve destaque em mais 4 capas de playlists relevantes nas principais plataformas – Spotify, Deezer, Amazon e YouTube.

A FUGA destaca que, após cada lançamento, o papel da distribuidora consiste em: monitorar o desempenho das faixas, apoiar as ações de sustentação do produto e estratégias de mídia,  além de buscar oportunidades nas plataformas para manter a alta performance.

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