in

SoundOn do TikTok agora é distribuído pela Fuga

Em março passado, a plataforma começou a fazer a distribuição de música com seu serviço SoundOn, que antes usava a TuneCore

Foto: Divulgação

O TikTok tem como novo parceiro de distribuição a Fuga, empresa de tecnologia e serviços B2B. A plataforma disse ao Music Business Worldwide que o seu contrato com a TuneCore terminou em setembro e desde então mantém a nova parceria.

O SoundOn é o serviço que permite que os artistas enviem suas músicas diretamente para TikTok e Resso, também pode distribuir músicas de artistas para plataformas como Spotify e Apple Music. A plataforma está ativa no Reino Unido, EUA, Brasil e Indonésia e, recentemente, na Austrália.

Leia Mais:

O TikTok antes do SoundOn

Antes da existência do SoundOn, o TikTok tinha um parceiro de distribuição diferente: a plataforma independente de distribuição de artistas UnitedMasters, que fechou um acordo com a plataforma em agosto de 2020.

A UnitedMasters foi escolhida como um dos seis ‘parceiros de som certificados’ do TikTok. Conforme  revelado em outubro de 2021, este contrato de ‘Sound Partner’ permite que as marcas aproveitem a música da distribuidora para mini-sincronizações na plataforma.

O SoundOn

TikTok descreve a plataforma SoundOn  como “uma plataforma completa para marketing e distribuição de música” e diz que foi projetada “para capacitar artistas novos e desconhecidos”.

O serviço SoundOn paga 100% de royalties aos criadores de música no primeiro ano e 90% depois disso e fornece uma variedade de ferramentas promocionais e suporte. 

De acordo com as perguntas frequentes ao SoundOn, ao assinar com o serviço , os artistas podem lançar músicas para TikTok e CapCut em todo o mundo, para Resso no Brasil, Indonésia e Índia.

Nesta semana, o TikTok revelou que fez parceria com o Snoop Dogg e a Death Row Records para trazer o catálogo da gravadora para a plataforma via SoundOn.

O catálogo da Death Row está disponível para transmissão exclusiva no TikTok esta semana, antes de seu lançamento mais amplo na próxima semana, de acordo com a plataforma.

O serviço de distribuição também foi lançado na Austrália na semana passada, apenas alguns dias após a chegada da notícia de que o TikTok estava limitando o acesso  às principais gravadoras do mercado como parte de um teste com um subconjunto de usuários.