Connect with us

O que está procurando?

#BIZ

Conheça os bastidores da estratégia digital de Ana Castela no DVD “Boiadeira Internacional”

Primeiro single do DVD, “Solteiro Forçado”, em duas semanas de lançado acumula mais de 24 milhões de views no YouTube e está em 7º lugar no Top 200 diário do Spotify Brasil
Ana Castela, na gravação do DVD "Boiadeira Internacional".
Ana Castela, na gravação do DVD "Boiadeira Internacional". Foto: Maurício Antônio/Divulgação

A cantora e compositora Ana Castela, atualmente com mais de 15 milhões de ouvintes mensais no Spotify, gravou o seu primeiro DVD “Boiadeira Internacional” com cerca de 70 mil pessoas em Santa Terezinha do Itaipu (PR), no dia 10 de maio. Para a estreia do projeto, que é lançado por meio do Selo AgroPlay Music e a distribuidora FUGA, a artista lançou o single “Solteiro Forçado”, no último dia 07 de julho. Em 15 dias, faixa já acumula mais de 24 milhões de views no YouTube, alcançou o primeiro lugar em alta na plataforma, além de mais de 12 milhões de streams no Spotify, ocupando no momento atual o 7º lugar no ranking Top 200 diário do Spotify Brasil.

Leia Mais:

O “Boiaideira Internacional” possui participações como Simone Mendes, Matheus & Kauan, Gustavo Mioto, Alok & Hungria e Luan Pereira, e a equipe optou por uma estratégia de lançar, aos poucos, as faixas do trabalho audiovisual.

“Para esse projeto, foi pensada uma estratégia flexível, sem datas engessadas. Existe um planejamento preestabelecido, com a ordem de faixas que vão ser lançadas e ideia de cronograma, mas que será adaptado de acordo com a performance de cada lançamento e a recepção do público”, afirma a FUGA, distribuidora musical envolvida no projeto “Boiadeira Internacional”, de Ana Castela.

Boiadeira Internacional: estratégia digital do primeiro DVD de Ana Castela

De acordo com a FUGA, a data da gravação do DVD, 10 de maio, foi selecionada a partir do cronograma comercial e de shows de Ana Castela. Como o primeiro DVD da artista estava gerando uma grande expectativa entre os fãs, era necessário estabelecer uma data para ela pudesse ensaiar e se dedicar ao projeto dentro de um calendário confortável.

A gravação do DVD aconteceu em Santa Terezinha do Itaipu (PR), na tríplice fronteira. Ana Castela nasceu no interior do Mato Grosso do Sul e morou muitos anos em uma fazenda no Paraguai. Logo, a escolha da tríplice fronteira busca mesclar a sua relação com o interior e as influências do Paraguai. Além disso, o local foi pensado para que as músicas da “Boiadeira Internacional”, em conjunto com as estratégias de marketing, se espalhem nos países vizinhos.

A curadoria para as parcerias musicais

Para a gravação do DVD, diversos artistas foram convidados. A junção do rapper Hungria com Alok, por exemplo, era um desejo de Ana Castela, por gostar bastante da sonoridade dos artistas, e pensar em uma vertente diferente, misturando um pouco de Hip-Hop, Eletrônico e Agronejo.

Já com Matheus & Kauan, Ana é muito fã da dupla, gosta muito da musicalidade deles e tem grande carinho pelos artistas. A presença de Simone Mendes trouxe a representatividade da mulher, ao lado da versatilidade e voz dentro do setor sertanejo.

Ana Castela, na gravação do DVD Boiadeira Internacional

Ana Castela, na gravação do DVD Boiadeira Internacional. Foto: Maurício Antônio/Divulgação

O cantor Gustavo Mioto, que hoje é namorado da Ana, mas, na gravação do DVD eles ainda não eram. A junção foi pensada em ter um momento romântico, criando um enredo em torno da música, passando para o público essa ligação entre eles.

Luan Pereira e Ana são do mesmo escritório, AgroPlay Music, começaram a carreira ao mesmo tempo e caminham juntos. Por isso, eles têm uma relação de amizade e a música que eles cantaram no DVD é uma composição dos dois, que busca trazer a evolução do Agronejo e a junção de duas vozes diferentes.

Trabalho digital após o lançamento das músicas

Em uma semana após o lançamento, a faixa “Solteiro Forçado” – composta por Ana Castela, Rodolfo Alessi, Mateus Félix, Rapha Soares, Benício Neto, Vinicius Poeta e Léo Souza, com produção musical de Eduardo Godoy – alcançou Top 10 no “Top Songs Brazil do Spotify” e ficou em primeiro lugar no “Em Alta” do YouTube com mais de 13 milhões de visualizações no vídeo oficial.

Ana Castela, na gravação do DVD Boiadeira Internacional, 2

Ana Castela, na gravação do DVD “Boiadeira Internacional”. Foto: Maurício Antônio/Divulgação

No dia do lançamento, o single contou com extenso apoio editorial em todas as plataformas e 7 capas de playlist: Spotify, Deezer, YouTube Music, Amazon Music, Tidal e Claro Música. Com a performance da faixa, na semana seguinte a artista teve destaque em mais 4 capas de playlists relevantes nas principais plataformas – Spotify, Deezer, Amazon e YouTube.

A FUGA destaca que, após cada lançamento, o papel da distribuidora consiste em: monitorar o desempenho das faixas, apoiar as ações de sustentação do produto e estratégias de mídia,  além de buscar oportunidades nas plataformas para manter a alta performance.

Destaques

#Noticias

Enquanto passava pelo tapete vermelho do Latin GRAMMY, a vencedora Ana Castela conversou com o POPline e revelou um novo projeto para 2025. A...

#Noticias

O Latin GRAMMY celebra sua 25ª edição nesta quinta-feira (14). Direto do Kaseya Center, em Miami, nos Estados Unidos, a cerimônia recebe diversas estrelas...

#Noticias

Após uma semana intensa recheada de eventos comemorativos aos artistas indicados, a grandes lendas da música e à própria história da premiação, finalmente chegou...