Adele está na mira dos tribunais brasileiros. Ela é acusada de plágio pelo compositor mineiro Toninho Geraes, de 59 anos. Ele acusa a grande estrela internacional de plágio. O motivo? A gente explica!
Toninho é compositor da música “Mulheres”, que ficou famosa da voz de Martinho da Vila. Ele acusa Adele de plágio na faixa “Million Years Ago“, parte do álbum “25”. Desde o lançamento, a semelhança foi nota e muito comentada nas redes sociais. Seria coincidência? O compositor quer juntas provas e mostrar que foi, de fato, um plágio.
“Fiquei estarrecido quando me dei conta. A melodia e a harmonia são iguais. É uma cópia escancarada”, comentou o compositor em entrevista à Veja.
Escute “Mulheres”:
Escute “Million Years Ago”:
A semelhança é tanta que tem até mashup na internet, juntando as duas canções em uma só:
Leia Mais:
- Vem aí? Adele é anunciada como capa de revista britânica em novembro
- Adele gasta mais de R$ 80 milhões para construir mansão dos sonhos
- Adele poderá dobrar sua fortuna com show residente em Las Vegas
- Ninguém quer competir contra Drake, Adele ou Taylor Swift, diz Ed Sheeran
- Billboard atualiza lista de álbuns femininos mais vendidos da história: Adele ainda lidera
Duas notificações extrajudiciais já foram enviadas à Adele e Greg Kurstin, outro compositor da faixa. A gravadora XL Recordings/Beggars Group e o grupo Sony Music também estão ciente. A acusação é que eles “se apropriaram das primeiras notas de introdução, refrão e final” e dão detalhes técnicos.
Eles chegaram a contabilizar 88 compassos com suposta cópia, o que soma três minutos e três segundos da faixa. Isso equivale a 87% da música.
Agora, o assunto está nas mãos da gravadora inglesa de Adele. “Nossa intenção era tentar um acordo, mas, diante do silêncio, recorreremos à Justiça”, diz o advogado Fredímio Biasotto Trotta. Quem será que vai ganhar essa?