Diante de um cenário ainda incerto e alarmante no Brasil sobre a pandemia, o futuro da retomada dos eventos presenciais tem sido planejado por meio da pré-testagem de Covid-19. Há um pouco mais de 1 ano durante o período de crise, o mercado de entretenimento precisou ressignificar o conceito de “segurança em eventos” que deve seguir as orientações recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O Governo de São Paulo iniciou nessa semana (15) o plano de retomada que incluem 10 eventos-teste, em um movimento similar aos países da Europa. Para a realização dessas testagens, startups tem apostado em soluções que envolvem segurança e tecnologia, para fornecer resultados de forma assertiva e rápida.
A startup Hilab, que desenvolveu o laboratório remoto Hilab, iniciou parcerias com diversos profissionais do entretenimento. A live realizada no dia 29 de maio, com o grupo Os Barões da Pisadinha, e que teve participação do cantor Léo Santana, contou com a doação de 140 testes de antígeno de Covid-19 realizada pela Hilab.
O Teste Laboratorial Remoto de Antígeno para a COVID-19 ajuda a detectar o antígeno viral do SARS-CoV-2 na amostra entre o 1º e o 5º dia do início dos sintomas. A startup de saúde promete o resultado para teste de antígeno em até 30 minutos. Confira as diferenças entre o Teste de Antígeno e o RT-PCR:
A testagem da banda e produção do evento foi promovida em parceria com a Biovacines. A empresa levou seus profissionais e montou toda a estrutura para realização da testagem. Os técnicos de saúde foram treinados pela Hilab no sistema EAD para operar o dispositivo da startup.
Observando essas movimentações, o POPline.Biz é Mundo da Música conversou com Jose Restrepo, Diretor de Marketing da Hilab, que revelou os planos da empresa para os próximos meses.
De acordo com Restrepo, a Hilab está em mais de 4000 estabelecimentos e em mais de 1000 cidades no Brasil. A startup atua com a empresa Biovacine, mas também está aberta à novas parcerias.
Questionado sobre o valor necessário para investir na testagem em eventos, o Diretor de Marketing diz: “Os valores são personalizados de acordo com o tipo de evento e a quantidade de pessoas envolvidas na realização. Sempre tentamos fazer valores para viabilizar a realização do evento de forma segura sem onerar demais o orçamento do evento“.
O processo de confiabilidade para contratatação de qualquer serviço, sobretudo no setor de eventos, é fundamental. Restrepo afirmou que a Hilab trabalha com um “rigoroso padrão de qualidade, certificações e licenças” e que os resultados dos testes de Covid-19 são disponibilizados pelo celular através de um aplicativo próprio, por e-mail e através de um link que chega via SMS.
“A Hilab é um laboratório de análises clínicas que para operar precisa seguir um padrão rigoroso de controle de qualidade, certificações e licenças, assim como qualquer laboratório de análises clínicas. O que nos diferencia é o fato de termos nascido com novas tecnologias como Inteligência Artificial e Internet das Coisas que auxiliam na dupla verificação em todos os exames que são feitos (verificação da Inteligência Artificial e de um especialista Humano), controle de qualidade remota, acompanhamento diário de rotinas de execução dos nossos parceiros entre outros benefícios”, pontua o Diretor de Marketing da Hilab.
Com o aumento da demanda desses serviços pelo mercado de entretenimento, a Hilab possui planos para a ampliação do portfólio e a internalização dos serviços.
“Para 2021 nós estamos preparando um lançamento para expandir ainda mais o nosso portfólio e além disso estamos trabalhando cada vez mais em nossa internacionalização que conta com a Europa e América do norte”, revela Restrepo.
Em tempo, a plataforma Snaptest realizou em maio o primeiro evento com pré-teste no Brasil, no qual o resultado é comunicado para o celular, através de um QRCode permitindo que o participante apenas compareça ao evento em caso de resultado negativo. Saiba mais detalhes acessando aqui.