in

Com ingressos esgotados, Semana da Música de Salvador posiciona a capital nos eventos nacionais do setor

Primeira edição da SMS reuniu profissionais da indústria musical brasileira em painéis e workshops com foco no fortalecimento de carreiras artísticas e negócios na área

Semana da Música de Salvador (SMS) estreia com ingressos esgotados. Foto: Andre Fofano/Divulgação

Conhecida nacionalmente como a cidade da música e internacionalmente por ter exportado artistas e gêneros musicais que marcam a história da cultura brasileira, Salvador teve, pela primeira vez, um evento de mercado com foco em debater temas ligados à indústria musical. A Semana da Música de Salvador (SMS) — Música, Mercado e Tecnologia aconteceu no último final de semana, entre quinta-feira (14) e domingo (17), na CAIXA Cultural Salvador, com ingressos esgotados em pouco tempo após a disponibilização gratuita.

Leia Mais:

Cantora e compositora Livia Nery participou da primeira Semana da Música de Salvador.
Cantora e compositora Livia Nery participou da primeira Semana da Música de Salvador. Foto: Andre Fofano/Divulgação

Soraia Oliveira é curadora e idealizadora da SMS e destaca que o objetivo é inserir a Bahia no roteiro dos eventos do mercado da música e fixar, no estado, um ciclo anual de debates panorâmicos sobre a área, difundindo conhecimentos para aperfeiçoar o gerenciamento de negócios e carreiras artísticas. Para isso, a estreia do projeto reuniu uma série de profissionais de destaque local e nacional no setor, que estiveram em Salvador para palestras, bate-papos, painéis e workshops.

Entre os convidados, a coordenadora do curso Marketing Digital para Artistas, do Music Rio Academy e colunista do POPline.Biz é Mundo da Música, Marina Mattoso, abriu a programação com ampla aderência do público, formado por fãs de música, profissionais que atuam com cultura e artistas. Ela ministrou uma palestra sobre “Marketing Digital na Música”.

Marina Mattoso durante a Semana da Música de Salvador 2024
Marina Mattoso durante a Semana da Música de Salvador 2024. Foto: Andre Fofano/Divulgação

Outros nomes estiveram presentes nos quatro dias: a Head de Administração Global da Warner Chappell Music, Elisa Eisenlohr, as diretoras Dandara Ferreira (“Meu Nome é Gal”) e Natália Dias (“Belchior – Apenas um Coração Selvagem”), o compositor e diretor da União Brasileira de Compositores (UBC), Manno Góes, a Head de comunicação e Marketing da UBC, Mila Ventura, o coordenador de mídias sociais da TV Globo, Carlos Alberto Ferreira, a repórter de cultura do jornal O Globo, Maria Fortuna, e a jornalista, pesquisadora musical e editora de conteúdo da Três Selos, Lorena Calábria. Entre os artistas que fizeram performances, estiveram presentes: Vírus Carinhoso e Bruno Capinan, que encerrou a programação com um show case.

“Foram quatro dias de atividades intensas, muito networking e conversas muito importantes sobre a atividade musical no Brasil. Salvador é uma cidade que respira música, que tem uma cadeia produtiva firmada nisso, e era essencial ter um evento como esse no calendário anual daqui. Estou feliz e honrada por dar o pontapé inicial nessa história”, celebrou Soraia Oliveira.

Soraia Oliveira, Empreendedora na Rede Lab, curadora e gestora da Semana da Música de Salvador (SMS)
Soraia Oliveira, Empreendedora na Laje Lab, curadora e gestora da Semana da Música de Salvador (SMS). Foto: Arivaldo Publio/Divulgação

A Semana é um projeto das plataformas LajeLab e Rede Amo. A 1ª edição teve parceria institucional da União Brasileira dos Compositores (UBC); apoio institucional da Escola Música e Negócios/Instituto Gênesis e MCT – Música, Copyright e Tecnologia; parceria em mídia partner do POPline.Biz é Mundo da Música e Salvador Meu Amor e apoio técnico da ITS Brasil. O patrocínio foi da CAIXA e Governo Federal.