in

Semana da Música de Salvador: programação gratuita reúne profissionais de destaque do setor em painéis e workshops

Evento será sediado no espaço CAIXA Cultural Salvador nos dias 14 a 17 de março e tem o objetivo de inserir a Bahia no roteiro dos eventos do mercado musical do Brasil

Da esquerda para a direita: Manno Góes (compositor e Diretor da UBC), Lorena Calábria (Jornalista), Mila Ventura (Head de Comunicação e Marketing da UBC), Marina Mattoso (Sócia da Jangada), Elisa Eisenlohr (Warner Chappell Music), Dandara Ferreira (Diretora "Meu Nome É Gal), Claudia Assef (WME) e Carlos Alberto Ferreira (coordenador de mídias sociais da TV Globo) estão na programação da primeira edição da Semana da Música de Salvador. Foto: Divulgação

De 14 a 17 de março, diversos profissionais de destaque nacional da área se reúnem na capital baiana para participar da primeira edição da Semana da Música de Salvador (SMS) – Música, Mercado e Tecnologia, que será realizada na CAIXA Cultural Salvador. A programação é gratuita. O evento, que tem patrocínio da CAIXA e Governo Federal, tem o objetivo de inserir a Bahia no roteiro dos eventos que tratam o assunto e fixar, no estado, um ciclo anual de debates panorâmicos sobre o setor, difundindo conhecimentos para aperfeiçoar o gerenciamento de negócios e carreiras artísticas.

Leia Mais:

A entrada na sala de palestras tem acesso limitado, por ordem de chegada. O espaço tem capacidade para 70 pessoas.

SMS 2024: Programação quinta-feira, 14 de março

Na quinta-feira (14), a sócia da Jangada (agência de marketing digital focado na indústria do entretenimento), coordenadora do curso Marketing Digital para Artistas, da Music Rio Academy (escola de mercado do entretenimento do Vivo Rio) e colunista do POPline.Biz é Mundo da Música, Marina Mattoso, estreia a programação com a oficina “Marketing Digital na Música”, entre 09h30 e 11h.

A seguir, a Head de Administração Global da Warner Chappell Music, Elisa Eisenlohr ministra o workshop “Monetização dos Direitos Autorais – Fluxo dos Royalties e Rendimentos dos Direitos Autorais”.

Pela tarde, a partir das 14h30, o editor, fotógrafo e videomaker Gabriel Takeo assume a oficina “Sync e Mercado – Sincronização de Música em Audiovisual”. Às 16h, as diretoras Dandara Ferreira (“Meu Nome é Gal”) e Natália Dias (“Belchior – Apenas um Coração Selvagem”) batem um papo sobre filmes musicais. A agenda do dia será encerrada com uma performance do artista multimídia Vírus Carinhoso.

Da esquerda para a direita: Anita Carvalho (Music Rio Academy), Haloá Sousa (IDW/AFROPUNK Brasil), Ofir Souza (OBEC), Gabriel Takeo (Videomaker), CARU (Cantora e compositora), Isabela Guimarães (Ecad), Natália Dias (Diretora “Belchior – Apenas um Coração Selvagem”) e Márcia Bittencourt (UBC Bahia). Foto: Divulgação

SMS 2024: Programação sexta-feira, 15 de março

O segundo dia do evento (sexta-feira, 15) será aberto com o painel “Direitos Autorais — Por dentro do ECAD”, com a profissional que atua com Direitos Autorais, Música, Cinema e Sonorização Ambiental, Isabela Guimarães.

A seguir, o compositor e Diretor da União Brasileira de Compositores (UBC), Manno Góes, e a gerente da filial baiana da UBC, Márcia Bittencourt, estão à frente do bate-papo “Direitos e Autorais – do show ao plágio”.

O painel “Apresentação do Relatório ‘Por Elas que Fazem Música — Participação Feminina na Indústria da Música a partir dos dados da UBC” abre a programação da tarde, às 14h30, com a Head de Comunicação e Marketing da UBC, Mila Ventura, que recebe a participação da cantora Lívia Nery. Encerrando o segundo dia de evento, acontece entre 15h30 e 17h o painel especial “Semana da Música de Salvador convida Women’s Music Event (WME) — Mulheres na Indústria da Música”, com Claudia Assef, sócia do WME.

SMS 2024: Programação sábado, 16 de março

No sábado (16), o painel “Inteligência Artificial – Transformações e Impacto no Mercado da Música” recebe a criadora da empresa Música, Copyright e Tecnologia, que atua com divulgação de notícias sobre o mercado musical, Guta Braga, às 09h30.

Entre 10h30 e 12h30 acontece o workshop “A Importância da Estratégia Digital para Músicos e Artistas”, com o coordenador de mídias sociais da TV Globo, Carlos Alberto Ferreira.

“Jornalismo Cultural e Musical” é o bate-papo que abre a programação da tarde, às 14h30, com a repórter de cultura do jornal O Globo, Maria Fortuna, e a jornalista, pesquisadora musical e editora de conteúdo da Três Selos, Lorena Calábria.

A programação do dia encerra com o painel “Internacionalização da Atual Música Popular Brasileira”, entre 16h e 17h30, também com a jornalista Lorena Calábria, que entrevista o músico Bruno Capinan.

Semana da Música de Salvador 2024.
Semana da Música de Salvador 2024. Foto: Divulgação

SMS 2024: Programação domingo, 17 de março

O último dia do evento começa com o workshop “Planejamento de Carreira Artística”, com a Empresária Artística, Mestre em Economia Criativa e Diretora do Music Rio Academy, Anita Carvalho, entre 09h30 e 11h.

A seguir, entre 11h e 12h30, Haloá Sousa, que atua no relacionamento com marcas na IDW Company, apresenta o case do Festival AFROPUNK, produzido no Brasil pela IDW.

Entre 14h30 e 15h30 acontece o painel “Mapeamento das Vozes da Música Negra da Bahia”, com a integrante do Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC), Ofir Souza, que atua como pesquisadora e produtora cultural com foco em acessibilidade.

Entre 15h30 e 17h acontece a roda de conversa “Diversidade, Inclusão e Acessibilidade no Mercado da Música”, com as artistas CARU, Neila Kadhí e Filipe Catto e a cofounder do Pagode por Elas, Beatriz Almeida. Encerrando a programação da Semana da Música de Salvador, às 18h acontece o show Bruno Capinan Convida.

Idealizadora, curadora e gestora do projeto, Soraia Oliveira destaca que o evento também tem foco na capacitação do mercado. “Pretendemos contribuir para o fortalecimento da indústria da música e do mercado brasileiro, além de ser um ambiente para novos negócios e parcerias, como incremento da rede de contatos dos diversos profissionais que atuam no setor proporcionando oportunidades”, ressalta. 

Soraia Oliveira, Empreendedora na Rede Lab, curadora e gestora da Semana da Música de Salvador (SMS)
Soraia Oliveira, Empreendedora na Laje Lab, curadora e gestora da Semana da Música de Salvador (SMS). Foto: Arivaldo Publio/Divulgação

A Semana é um projeto das plataformas LajeLab e Rede Amo, com parceria institucional da UBC – União Brasileira dos Compositores e apoio institucional da Escola Música e Negócios e MCT – Música, Copyright e Tecnologia. 

Semana da Música de Salvador – Música, Mercado e Tecnologia 

Local: CAIXA Cultural Salvador, Rua Carlos Gomes, 57, Centro.

Data: 14, 15, 16 e 17 de março (quinta a domingo)

Ingressos: Na plataforma Sympla (disponível para retirada antecipada). Será permitida uma inscrição por pessoa. Acesse aqui para fazer sua inscrição.

Classificação indicativa: Livre

Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

Palestrantes:

@gutabraga
@clauassef
@dandaraferreira
@marinamattoso
@filipecatto
@lorenacalabria
@elisape
@milaventura_
@anitacarvalho_
@mariafortuna27
@nat.diasss
@caru_____
@neila_kadhi
@ofirsouza
@mannogoes
@bittencourtmarcia
@susanasbatista
@umtakeo
@artiscultural
@eusoubeatrizalmeida

Mídias Parceiras/Imprensa:

@poplinebizmm
@salvadormeuamor
@_souduo
@kkmoreno
@umvitorandrade
@laainaiane

Realizadores:

@lajelab
@rede.amo

Parceiros Institucionais:

@ubcmusica
@ubc_salvador
@ecad_oficial
@mct.mus
@escolamusicaenegocios

Equipe

@sora_somente_sora
@mauriciorehm
@azvdoin
@pedrolivr_
@luanbore
@guttocrv
@arielsmoreira
@rodrigossn
@vavafurquim
@betomsantana
@lucianodosreisantos
@arivaldopublio

Espaço/Patrocinador:

@caixaculturalsalvador