Foto: Dmitry Mashkin/Unsplash
in

Clubhouse adota áudio espacial para conversas mais realistas

A atualização está disponível apenas para iOS e a empresa ainda não deu previsão para os aparelhos Android

O Clubhouse começou a lançar uma atualização de aplicativo iOS neste domingo (29) que permite suporte de áudio espacial. O recurso funciona introduzindo dicas espaciais sutis que posicionam alto-falantes nas chamadas do Clubhouse no espaço tridimensional em torno de sua cabeça, tornando a experiência de audição remota uma melhor aproximação de estar em uma sala cheia de pessoas.

De acordo com o The Verge, funciona melhor com fones de ouvido, seja Bluetooth ou com fio. A empresa revelou que a atualização do Android chegará em breve”. O Clubhouse fez um tweet com vídeo permitindo que você ouça por si mesmo como soa, confira:

Ainda de acordo com a publicação, a implementação de áudio espacial do Clubhouse primeiro atribui uma posição específica a cada alto-falante e depois os distribui uniformemente pela sala. Em seguida, ele aplica HRTFs, ou funções de transferência relacionadas ao cabeçote, semelhantes ao que é usado pela Microsoft no HoloLens para fazer parecer que o usuário está no centro de uma conversa.

Leia mais:

A implementação do Clubhouse não inclui rastreamento de cabeça como o da Apple, o que faz com que o áudio dos programas da Netflix e da Apple TV Plus pareça vir do seu dispositivo de reprodução conforme você move a cabeça.

O áudio espacial está tendo um momento em 2021, depois que a Apple o adotou em todas as linhas de produtos da empresa. A Sony adicionou áudio 3D ao PS5 e seguiu o lançamento do Amazon Echo Studio com seu próprio alto-falante de 360 ​​graus baseado em objeto este ano.

Escrito por Rafa Ventura

Kanye West: Ariana Grande não aparece nos créditos de “Donda”

Representatividade ruiva? Entenda a polêmica de Marina Ruy Barbosa