O ChatGPT vem revolucionando a comunicação e pesquisa com o auxílio da inteligência artificial. Saber como direcionar o texto da forma correta na hora de utilizar a plataforma é essencial para alcançar um bom resultado na experiência com o site.
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Para isso, é necessário entender dois processos dentro do ChatGPT: o copywriting e o prompt. O primeiro termo é o processo de produção de textos persuasivos para ações de marketing, como o conteúdo de e-mails, sites, catálogos, anúncios e cartas de vendas, por exemplo. Já o segundo na plataforma, são comandos que o usuário escreve para orientá-lo nas respostas. Ou seja, quanto mais completas forem as suas instruções, mais direta e precisa será a geração do texto solicitado.
E o que é necessário fazer para passar a informação da melhor forma? Para começo de conversa, é preciso entender o que deve ser feito para ter uma boa prática de copywriting, ou seja, uma boa escrita persuasiva.
Segundo o site Resultados Digitais, é importante estar atento a alguns conceitos, como: reciprocidade, aprovação social, afeição/afinidade, autoridade e compromisso e coerência.
- Reciprocidade: esse princípio psicológico sugere que o ser humano tem a tendência natural a responder uma ação positiva com outra ação positiva.
- Aprovação social: o gatilho da aprovação social conclui que somos influenciados pelos outros em nossas decisões e, quanto mais pessoas optam por algo, mais as outras são levadas a tomar a mesma atitude.
- Afeição/Afinidade: é o princípio psicológico que afirma que as pessoas tendem a se conectar psicologicamente com quem se parece com elas, seja por medos, angústias, habilidades e características parecidas.
- Autoridade: esse gatilho sugere que o ser humano tende a obedecer quem ele julga como superior, por uma questão de respeito.
- Compromisso e coerência: defende que, ao comprometer-se publicamente com algo, a pessoa se sente pressionada psicologicamente a se comportar de modo coerente com a missão que foi assumida.
- Escassez: é um gatilho mental que é rapidamente acionado quando estamos em posição de perder algo. Com isso, nosso cérebro reage de forma emocional (parte do cérebro límbico) e tenta evitar essa sensação.
Com esses princípios psicológicos, o copywriting pode se tornar mais eficiente.
E quanto aos prompts para ChatGPT?
Os tipos de prompts para ChatGPT são os modelos de direcionamento que você dá ao GPT para ter conversas inteligentes.
Além de conhecer os tipos de comandos e identificar qual deles é o adequado para a sua necessidade do momento, é importante ter algumas questões em mente quando for usá-lo, como: ser claro e específico, separar a conversa em etapas e, sobretudo, fornecer o contexto.
Como mostrado no “Guia MM”, é possível criar textos de copywriting dentro do ChatGPT. No entanto, a plataforma é uma ferramenta de auxílio para o usuário. Ou seja, isso não significa que vai substituir o trabalho e, sobretudo, a criatividade humana.
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