Foto: Reprodução
in

Descubra como usar as hashtags do Instagram para melhorar o desempenho dos conteúdos

Quem cria conteúdo para Instagram sabe que as Hashtags são uma das ferramentas mais valiosas da rede social. Mas, elas só podem beneficiar um perfil quando são usadas corretamente. As hashtags certas atrairão mais atenção para um artista, estimularão o engajamento e melhorarão a sua reputação. As tags erradas rotulam o perfil como spam ou simplesmente irrelevante.

Dessa forma, é importante atentar-se que uma postagem com apenas uma hashtag do Instagram consegue até 12,6% a mais de engajamento, de acordo com o Business2Community. As tags certas também turbinam a imagem de um artista, ajudando sua voz a ressoar com seu público-alvo. Inclusive, uma boa hashtag pode até tornar uma postagem viral.

Em suma, a ferramenta é um ingrediente indispensável para o crescimento. Obtenha a combinação certa para sua conta do Instagram e torne o seu perfil ainda mais impactante.

Por que as hashtags são tão importantes no Instagram?

Antes de tudo é preciso entender a importância das Hashtags para os algoritmos do Instagram. Eles são uma combinação de números ou letras precedidas pelo símbolo # que se tornam um componente crucial do sistema de categorização da rede social. Em outras palavras, eles tornam mais fácil para as pessoas encontrarem seu conteúdo.

Em vez de apenas postar e esperar que os usuários o encontrem, o artista pode usar hashtags para alcançar as pessoas que estão procurando por conteúdos parecidos com os dele. Fazendo uma analogia com a gastronomia, se postar uma foto de sua nova mistura de chocolate quente em #Hotchocolate, ele se juntará às outras postagens listadas com o mesmo conteúdo.

Outra coisa importante é que, as hashtags são uma das poucas coisas clicáveis do Instagram. Se você coloca um link de um site na sua legenda ele não se torna de fácil acesso, mas as # sim. Dessa forma, é possível instigar que seus seguidores sigam a sua hashtag fazendo com que seus conteúdos sejam vistos com mais facilidade.

Ou seja, hashtags podem:

  • Tornar seu conteúdo mais fácil de encontrar para fãs que não conhecem sua música;
  • Ajudar a alinhar suas ideias à tópicos de tendência;
  • Incentivar interações por meio de hashtags gera interação com os fãs;
  • Situar um artista em um local, comunidade, mercado ou indústria específica;
  • Mostrar ao seu público que você está informado e atualizado.

Tipos de hashtags do Instagram

As melhores postagens do Instagram geralmente contém uma combinação de diferentes tipos de hashtags. Não se esqueça, existem regras diferentes para diferentes tipos de postagem. Você só pode usar até 10 hashtags por story e 30 tags em postagens do feed ou vídeos IGTV. Porém, o ideal é que sejam usadas no máximo 11 tags por postagem.

Dentre os tipos de hashtags existem:

  • Hashtags de nicho: algo que o vincula a um nicho específico, como um estilo musical, por exemplo.
  • Hashtags da comunidade do setor: existem toneladas de comunidades no Instagram prontas para apoiar sua carreira. Encontre a sua e siga.
  • Tags de eventos especiais: hashtags sazonais ou dias de eventos especiais são comuns no Insta.
  • Hashtags de localização: marcar geograficamente sua postagem do Instagram é uma ótima maneira de se conectar com sua comunidade local.
  • Tags diárias: o Instagram apresenta tendências para o tipo de conteúdo que as pessoas postam em cada dia da semana.
  • Acrônimos: hashtags de acrônimos são para trending topics que seriam muito longos quando digitados em uma hashtag completa. As opções comuns incluem #YOLO (você vive apenas uma vez) e #TBT (quinta-feira de volta).
  • Hashtags de artista: tags projetadas especificamente para o seu negócio.

Acompanhe o desempenho de suas hashtags

Saber quais hashtags geram os melhores resultados e mais engajamento ajudará você a otimizar cada postagem? A maneira mais fácil de descobrir quais tags funcionam melhor para você é usar o recurso Instagram Insights em seu perfil de negócios.

Um perfil Instagram Business vem com um conjunto de relatórios e análises que você pode usar para rastrear coisas como impressões e engajamento. Selecione a postagem cujos dados você deseja ver em seu perfil do Instagram e clique em “Exibir Insights” para obter mais informações.

Na seção Descoberta, o Instagram dirá quantas de suas impressões vieram de hashtags, em comparação com o número proveniente de seu perfil ou da página inicial do Instagram.

Escrito por Rafa Ventura

The Voice+: filho de Billy Blanco é reprovado nas audições às cegas

BBB21: Thaís atende o “Big Fone”, se imuniza, e coloca Juliette no paredão