Os autores da música “Coração Cachorro” interpretada por Ávine Vinny e Matheus Fernandes acordaram que 20% da renda obtida pela criação será destinada ao cantor e compositor James Blunt. Com o refrão baseado no sucesso “Same Mistake” do cantor inglês, as partes negociaram a divisão autoral de forma amigável e extrajudicial, de acordo com informações do G1 obtidas pela Medalha Editora e da Universal Music Publishing, que representam os autores brasileiros: Fellipe Panda, Pg do Carmo, Riquinho da Rima, Breno Lucena, Felipe Love e Daniel dos Versos.
> James Blunt faz vídeo com “Coração Cachorro” e diz: “Enviarei meus dados bancários”
A Sony Music Publishing, editora responsável pelas obras musicais de James Blunt, já havia informado ao G1 que o inglês e os autores brasileiros estavam acertando os termos do contrato.
Neto Sales, sócio da Medalha Editora, disse em entrevista ao G1 que este tipo de acordo de autoria conjunta é raro no piseiro/forró: “Tenho pouca lembrança de ver algo nesse sentido no Brasil. Normalmente o que acontece é artistas internacionais concederem autorização para ‘versões’ da obra original”.
“É o primeiro caso que vejo no forró do autor estrangeiro entrar na ‘parceria’ de composição, ficando assim como um dos autores. A obra anteriormente era assinada por 6 autores e, a partir desse acordo, agora é assinada por 7 músicos, pois o James Blunt passa a ser um dos compositores”, disse Sales.
Leia Mais:
- O que é considerado como um plágio musical?
- Plágio? 5 vezes que astros gringos “se inspiraram” em artistas brasileiros
- Compositor brasileiro processa Adele por plágio
- Direito Autoral x Direito Conexo: diferenças e como funciona a distribuição dos valores
- O que faz uma Editora Musical?
Plágio, Interpolação ou Citação? Entenda o Caso do hit “Coração Cachorro”
Atualmente uma das músicas mais tocadas do Brasil, o single “Coração Cachorro” possui no refrão o “aaaaauuuu” idêntico ao presente no hit que ganhou as paradas em 2007, “Same Mistake”, de James Blunt. Após o sucesso da canção, James Blunt fez uma publicação nas redes sociais “brincando” com o refrão da canção; quando na verdade era um aviso que pediria a revisão da autoria da música.
> O que são interpolação, interlúdio, citação musical e sample?
Na legenda de sua publicação, Blunt parabenizou os brasileiros, mas disse que enviaria os seus dados bancários. “Parabéns pelo nº 1, pessoal! Enviarei meus dados bancários em breve”, escreveu.
@jamesbluntCongratulations on the No.1, guys! Will send my bank details shortly… ##coracaocachorro ##latecoracao ##fyp ##fy♬ Coração Cachorro – Avine Vinny & Matheus Fernandes
Há algumas semanas, Daniel dos Versos, um dos compositores, explicou ao G1 que não se tratava de um plágio, mas de uma citação.
“Na hora do “auuuu”, com certeza, a inspiração é no James Blunt. Só que ela é apenas uma citação. A música não é uma versão. É um jogo de melodia, de voz, do cachorro latindo. Tem todo um contexto, um significado até chegar ao “auuuu”, disse Daniel dos Versos ao G1.
Com o acordo, James Blunt passará a ser compositor oficial da música e receberá toda a renda autoral obtida pela obra musical.