Carolina Dieckmann contou no “PocCast”, de Rafa Uccman e Lucas Guedez, uma curiosidade sobre a cena emblemática em que Camila, sua personagem em “Laços de Família” (2000), raspa a cabeça após descobrir que está com leucemia. O momento, que teve como trilha sonora a música “Love By Grace” de Lara Fabian, marcou a teledramaturgia.
LEIA MAIS:
- Carolina Dieckmann ganha elogios de Anitta: “Parece ter a minha idade”
- Isabelle Drummond recria “Laços de Família” no especial “Novelei”
- Britney Spears ou Christina Aguilera? Cena de “Laços de Família” cita divas do pop e repercute na internet
De acordo com Carolina Dieckmann, na época ela não entendia a doença e não sabia que a queda dos cabelos era uma das consequências do tratamento. Nesse sentido, foi pega de surpresa por revistas que passaram a criar montagens de sua personagem. “Apareceram umas capas e eu careca, montagem! Aí eu pensava: ‘Gente, será que vou ficar tão doente assim, será que vou morrer na novela? Eles já sabem e eu não’…”, contou.
“Aí perguntei para o Ricardo Waddington, diretor: ‘Ricardo, já reparou que tem um monte de capa de revista fazendo foto minha como se eu fosse careca?’. Aí ele: ‘Ué, mas você vai ter que raspar a cabeça, né? Porque a personagem vai fazer quimioterapia e o cabelo cai’.”
Ela explicou que não reagiu negativamente à notícia, mas que mesmo assim o diretor lhe deu a opção de não raspar os cabelos. “Eu falei: ‘Tá bom’. E ele: ‘Mas se você não quiser, a gente já tem um cara de Hollywood, mas você vai ter que ficar duas horas na maquiagem todos os dias, porque é uma maquiagem super complexa de fazer.'”.
“Falei: ‘Nem ferrando! Raspa minha cabeça, não tem nem o que escolher”, finalizou.
Assista ao momento a seguir:
“Efeito Camila”
A trama em torno de Camila foi um dos trunfos de “Laços de Família”. O momento em que ela raspa os cabelos, além de icônico para televisão brasileira, foi o estopim para um grande momento da saúde no Brasil. Isso porque houve um grande aumento de doações de medula na época, graças ao trabalho de conscientização feito na novela.
Essa onda de apoio, conhecida como “efeito Camila“, foi registrada pelo Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), que já atingiu a marca de 1 milhão de doadores e, hoje, conta com aproximadamente 5,2 milhões de pessoas cadastradas.