Foto: Reprodução Globoplay
in

Saiba porque a cena de Camila raspando os cabelos em “Laços de Família” é antológica

O momento será reprisado nesta segunda-feira (8) no “Vale a pena ver de novo”

Vai ao ar na tarde desta segunda-feira (8) um dos momentos mais marcantes da teledramaturgia brasileira, quando Camila, personagem de Carolina Dieckmann em “Laços de Família”, raspa a cabeça após ser diagnosticada com leucemia. Ao som de “Love by Grace”, de Lara Fabian, a cena marcou milhares de pessoas e será reprisada no “Vale a pena ver de novo”.

Foto: Reprodução Internet

“Laços de Família”, escrita por Manoel Carlos, foi ao ar pela primeira vez em junho de 2000 e até hoje permanece viva no imaginário de diversos telespectadores. Mas, para quem não teve a oportunidade de assistir na época, vale lembrar que a trama gira em torno da história de Helena (Vera Fischer), sua filha Camila e o médico recém-formado Edu (Reynaldo Gianecchini).

Na história, Helena e Edu vivem um romance. Até que Camila também se apaixona por ele e, por fim, acabem engatando um relacionamento. A revelação acaba sendo um baque, mas os personagens seguem suas vidas, tanto é que Edu se casa com a filha de Helena. Porém, o romance dos dois é abalado por conta uma descoberta sobre a saúde de Camila, que foi diagnosticada com leucemia.

A partir dai, a novela aborda de maneira cirúrgica a luta de Camila contra o câncer, inclusive quando ela inicia as sessões de quimioterapia enquanto espera por um transplante de medula óssea.

“Efeito Camila”

A trama em torno de Camila foi um dos trunfos de “Laços de Família”, principalmente por conta da icônica cena em que perde seus cabelos enquanto a música “Love By Grace”, de Lara Fabian, serve como trilha sonora.

O momento, além de icônico para televisão brasileira, foi o estopim para um grande momento da saúde no Brasil. Pois houve um grande aumento de doações de medula na época, graças ao trabalho de conscientização feito na novela.

Essa onda de apoio, conhecida como “efeito Camila“, foi registrada pelo Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), que já atingiu a marca de 1 milhão de doadores e, hoje, conta com aproximadamente 5,2 milhões de pessoas cadastradas.

Trilha sonora impactante

E, além da grande mensagem de conscientização, já que Carolina Dieckmann aceitou raspar os próprios cabelos para novela, não há como negar que a cena é digna de emocionar até os telespectadores mais durões!

Isso porque, a atmosfera criada em volta do momento carrega muita verdade, afinal, não era só Camila ficando careca, mas também Carolina. E a atriz consegue transparecer suas sensações de maneira muito genuína durante a cena que não conta com nenhum diálogo, apenas sua trilha sonora.

Tal escolha, vale dizer, também caiu como uma luva e fez com que “Love by Grace” se tornasse uma das músicas mais conhecidas entre os brasileiros nos anos 2000.

Lara Fabian, por sua vez, fez muito sucesso na época e até veio ao Brasil para participar de inúmeros programas de TV, como “Planeta Xuxa”, ‘Hebe”, “Domingo Legal” e muitos outros.

Hoje, aos 51 anos, a cantora segue se dedicando à carreira musical e ao longo dos anos lançou diversos projetos. Nascida na Bélgica, ela tem ascendência italiana e é naturalizada canadense.

Por conta disso, fala fluentemente o francês, o inglês, o italiano e o espanhol. Tal versatilidade está presente em suas canções, visto que tem o costume de lançar trablhos em inglês e francês.

Seu último álbum foi lançado em 2019 e se chama “Papilon”. A música “Par Amour” chegou a ganhar um clipe, assista:

O “Vale a Pena Ver De Novo” com a reprise desta cena antológica vai ao ar nesta segunda-feira (8/02), a partir das 16h30, na TV Globo.

Curtiu esta matéria? Clique aqui para ler mais conteúdos do Oh My God! by POPline. Tem listas, curiosidades, virais, celebs, k-pop, reality shows e muito mais sobre cultura pop!

Escrito por Carolina Stramasso

Anitta: "enquanto não acabar BBB, não vou fazer nada no Brasil"

Anitta: “enquanto não acabar BBB, não vou fazer nada no Brasil”

Filho de Karol Conka, de 15 anos, desabafa sobre ataques

Filho de Karol Conka, de 15 anos, desabafa sobre ataques