Neste ano os desfiles do Grupo Especial de São e Rio de Janeiro acontecem ao mesmo tempo, ou seja, você precisará ficar atento aos horários para não perder as apresentações das suas escolas favoritas. O POPline já mostrou todos os detalhes das agremiações cariocas, agora chegou a vez de saber das escolas de samba paulistas!
Leia mais:
- Carnaval RJ: veja as Rainhas de Bateria que desfilarão na Sapucaí nesta sexta-feira
- Carnaval SP: Veja as Rainhas de Bateria que desfilarão nesta sexta
- Now United: Any Gabrielly e Noah Urrea desembarcam no Brasil para o Carnaval
Caso você more em São Paulo, a TV Globo abrirá a transmissão logo após o BBB22! Mas o Globoplay estará com o sinal aberto para não-assinantes de todo o Brasil a partir das 21h. Confira a ordem das apresentações das sete escolas que iniciam a primeira noite dos desfiles:
Acadêmicos do Tucuruvi
A escola Acadêmicos do Tucuruvi dará início aos desfiles do carnaval 2022 no Sambódromo do Anhembi. Com o desfile previsto para começar 22h30, a escola falará sobre o passado, presente e futuro do Carnaval. O enredo foi criado, de acordo com os carnavalescos Dione Leite e Fernando Dias, através de depoimentos de pessoas que amam, vivem e trabalham com a folia há muitos anos.
Colorado do Brás
O samba-enredo da Colorado do Brás será “Carolina – A Cinderela Negra do Canindé”, disse o carnavalesco André Machado. A escola se apresenta por volta das 23h35 para retratar na avenida a vida e a obra de uma das primeiras escritoras negras do Brasil, Carolina Maria de Jesus, responsável pelo best seller “Quarto de Despejo: Diário de uma favelada” (1960).
Leia mais:
- Ex-BBBs estreiam no Carnaval do RJ em desfile da Império Serrano
- Carnaval RJ: Acidente na Sapucaí interrompe desfiles da Série Ouro
- Web se revolta com elitismo de Gabriela Prioli no Carnaval
Mancha Verde
A Mancha Verde entra no Sambódromo do Anhembi às 0h40, abrindo a madrugada, e canta o “Planeta Água”. O samba exalta Iemanjá, orixá das águas salgadas, e destaca a água como um bem essencial à vida em todo o seu ciclo. A escola foi vice-campeã do carnaval em 2020, mas no final de 2021 rompeu com seu carnavalesco Jorge Freitas.
Tom Maior
O enredo da Tom Maior reúne as reflexões do livro “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, à realidade do sertão nordestino com o enredo “O Pequeno Príncipe no Sertão”. Desenvolvida pelo carnavalesco Flávio Campello, a ideia é manter a mensagem original da obra, mas com adaptações que trazem os personagens e as cores da região brasileira. A escola entra no sambódromo à 1h45.
Leia mais:
- Após críticas, Gabi Martins mostra preparação para o Carnaval com aulas de samba
- Anitta troca evento no Carnaval por presença no Met Gala
- Além do samba: Diogo Nogueira, Mumuzinho e Matheus Fernandes são atrações do Carnaval 2022
Unidos de Vila Maria
A Unidos de Vila Maria é a quinta agremiação a desfilar, às 2h50. O enredo traz reflexões sobre a pandemia e a “necessidade de analisar e repensar a vida ao longo dos anos, fazendo assim uma viagem até os dias de hoje”, conforme explica o carnavalesco Cristiano Bara. Essa análise resultou no samba “O Mundo Precisa de Cada Um de Nós. A Vila é Porta-Voz”.
Acadêmicos do Tatuapé
A Acadêmicos do Tatuapé entra na avenida às 3h55 para narrar a história do café no Brasil a partir da figura do Preto Velho, uma entidade de religiões de matriz africana. “Preto Velho Conta a Saga” do Café num Canto de Fé é o título do samba-enredo e Wagner Santos é o carnavalesco da escola.
Dragões da Real
E quem fecha o desfile, às 5h, é a escola Dragões da Real! Assinado por 11 compositores, o samba-enredo da escola em 2022 vai homenagear o cantor e compositor paulistano Adoniran Barbosa, o “homem que falava aquilo que as pessoas enrolam pra dizer”, segundo o carnavalesco Jorge Silveira. O tema vai resgatar a vida e a obra do artista que ficou conhecido como o “pai do samba de São Paulo”.