O Carnaval ainda é um assunto delicado para os brasileiros e seus representantes. Afinal, o desejo de curtir a festa ainda é grande, mas o avanço dos casos de Covid-19 também preocupa. Nesta sexta-feira (21), após decisão tomada em comum acordo pelos prefeitos, foi decidido que os desfiles das escolas de samba de São Paulo e Rio de Janeiro acontecerão no feriadão de Tiradentes, no dia 21 de abril.
LEIA MAIS:
- Camarote Salvador adia edição para o Carnaval de 2023
- Prefeitura de São Paulo cancela Carnaval de rua em 2022
- Prefeitura do Rio cancela o carnaval de rua em 2022
Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, e Ricardo Nunes, representante de São Paulo, se reuniram nesta sexta-feira (21) para repensar o Carnaval e decidiram adiar os desfiles. A decisão aconteceu após o avanço da variante ômicron no país. Vale lembrar que o Carnaval de rua de ambas as cidades também já havia sido cancelado.
“Orientados pelos secretários de saúde, otimistas que estão com a evolução dessa cepa nova da pandemia , acompanhando o resto do mundo de diminuição, entendemos que é prudente adiarmos para o feriado de Tiradentes em abril. Estamos confirmando a realização do carnaval em abril… decidimos adiar pro feriado do 21 de abril, tanto do Rio quando em São Paulo”, declarou Eduardo Paes.
Confira as novas datas do Carnaval:
Quarta-feira (20) – Primeiro dia da Série A
Quinta-feira (21)- Segundo dia da Série A
Sexta-feira (22)- Primeiro dia do grupo especial
Sábado (23) – Segundo dia do grupo especial
Domingo (24) – Desfile das Crianças
Sábado (30) – Desfile das Campeãs
No entanto, de acordo com a GloboNews, Eduardo Paes declarou que, a princípio, o feriado de fevereiro será mantido. Confira na íntegra a nota divulgadas pelas prefeituras:
As prefeituras do Rio e de São Paulo, sob a orientação de seus secretários de Saúde, optaram por adiar a realização dos desfiles das Escolas de Samba para o fim de semana do feriado de Tiradentes, em abril. A decisão foi tomada em respeito ao atual quadro da pandemia de COVID-19 no Brasil e a necessidade de, neste momento, preservar vidas e somar forças para impulsionar a vacinação em todo o território nacional.
O adiamento do carnaval foi decidido após uma reunião na noite desta sexta-feira, por videoconferência, em que estiveram presentes o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, o secretário de Saúde carioca Daniel Soranz, o secretário de Saúde paulistano Edson Aparecido, além dos presidentes das Ligas de Escolas de Samba de ambas as cidades.
Maiores informações sobre a nova programação do carnaval serão divulgadas em momento oportuno.