A Prefeitura de Salvador se pronunciou nesta sexta (27/11), oficializando a suspensão do Carnaval em fevereiro. Mas, ao contrário do que foi noticiado anteriormente, não está assegurada a realização da festa popular em julho.
“A nova data vai depender da ampla disponibilização da vacina. O calendário da festa será discutido no momento certo”, escreveu a conta oficial da Prefeitura de Salvador no Twitter.
Veja a repercussão do anúncio:
Vc sabe que o bicho tá pegando qdo descobre que Salvador cancelou o carnaval do ano que vem. Falta avisar o pessoal.
— Marco Aurélio Gomes (@Magomarco) November 27, 2020
Salvador não terá Carnaval em 2021. Decisão mais que acertada.
— Maicon Mendes (@Oficialmmendes) November 27, 2020
Pelo menos isso né?! A sensatez do prefeito… Salvador está mantendo a estabilidade no controle dos casos de covid (segundo os números divulgados), carnaval está suspenso, e condicionou a realização da festa a existência de uma vacina acessível a todos.
— 💜 T ami 💙 I'll live all my 7 lives with u (@19__0222tami) November 27, 2020
apesar da minha doença pelo carnaval de salvador, confesso que to mais abalado pela lavagem do bonfim e yemanjá
— bruno (@brunoguerrrra) November 27, 2020
Cancelado carnaval de Salvador. E agora Recife?
— Eduardo Mestre (@eduardo_mestre) November 27, 2020
Carnaval de salvador foi suspenso… só pq eu ia passar lá afff 🙄🙄🙄
— EM (@ImEmmeli) November 27, 2020
Carnaval movimenta números enormes em Salvador
Para combater a pandemia do coronavírus, a melhor maneira é evitar aglomerações. O Carnaval de Salvador é caraterizado por elas. Um balanço da festa de 2020 apontou que 16,5 milhões de pessoas circularam pelas ruas da capital da Bahia durante os dias de festa.
O prefeito ACM Neto também falou, no início do ano, que o Carnaval de Salvador deveria movimentar cerca de R$ 1,8 bilhão. O valor inclui gastos como hospedagem, alimentação e serviços. É uma época importante para o turismo.
Rio de Janeiro e São Paulo trabalham com previsão da festa em julho
A ideia geral é transferir o Carnaval para julho – depois das festas juninas. A Liesa – Liga Independente das Escolas do Rio de Janeiro anunciou sua decisão neste mês, mas com ressalvas: o carnaval só será realizado caso a população seja imunizada no primeiro semestre do próximo ano.
Preta Gil acredita que a festa deveria ser cancelada
Preta Gil não vê possibilidade de um Carnaval em 2021. Para a cantora, a festa deveria ser cancelada diante do aumento de casos de covid-19 nas últimas semanas. Em entrevista ao Brasil com Zeca, programa de Zeca Camargo no UOL, a artista disse que já aceitou a ideia de não sair as ruas no próximo ano.
“Já estou tentando pensar criativamente em como vou carnavalizar sem sair da minha casa – porque carnavalizar é um estado de espírito”, disse a cantora, conhecida por comandar blocos nessa época do ano