Depois de declarar solidariedade ao #BlackLivesMatter esta semana, o grupo sul-coreano BTS doou US$ 1 milhão (R$ 5 milhões) para o movimento e instituições que apoiam a causa. A informação foi confirmada por um representante da gravadora da banda, a Big Hit Enterteinement, à revista Variety.
De acordo com a publicação, a doação foi transferida no início da semana e recebida pelo “Black Lives Matter” na sexta-feira (05).
LEIA MAIS
>>> #WhiteLivesMatter: Fãs de K-Pop se unem e ofuscam conteúdo racista na hashtag
>>> Fãs de k-pop derrubam aplicativo da polícia para coibir protestos nos Estados Unidos
O BTS e a Big Hit não quiseram comentar sobre a doação, mas a diretora administrativa do movimento, Kailee Scales, disse que ficou bastante emocionada com a generosidade do grupo.
“Pessoas negras de todo o mundo estão sofrendo neste momento pelo trauma de séculos de opressão. Estamos emocionados com a generosidade do BTS e aliados em todo o mundo que se solidarizam na luta pelas vidas negras”, comentou.
A doação do BTS ocorreu em uma semana em que muitos artistas e empresas que atuam no mercado musical demonstraram apoio à comunidade negra.
No dia 2 de junho, por exemplo, gravadoras e artistas aderiram ao “Blackout Tuesday” e interromperam o trabalho por um dia em apoio aos protestos.
Manifestações contra o racismo
Manifestações contra o racismo ganharam as redes sociais e as ruas de várias partes do mundo após a morte de George Floyd.
Floyd era um cidadão americano negro que foi morto afixiado por um policial branco, no dia 25 de maio, em Minneapolis, nos Estados Unidos.
Desde que o fato ocorreu, diversas pessoas foram às ruas, primeiro, da Minneapolis, para pedir por justiça. Poucos dias depois, os protestos chegaram a mais de 140 cidades nos EUA, além de outras partes do mundo.
Nas redes sociais e nas ruas, vários artistas se posicionaram sobre o tema. Madonna, Camila Cabello, Shawn Mendes, Lady Gaga, Harry Styles, Katy Perry e Taylor Swift foram alguns deles, por exemplo.
Na quinta-feira (04), foi a vez do BTS se manifestar publicamente sobre o caso. No Twitter, o grupo publicou:
“Somos contrários à discriminação racial. Condenamos a violência. Você, eu, todos nós temos o direito de sermos respeitados. Estamos juntos”.
Veja a publicação!
우리는 인종차별에 반대합니다.
우리는 폭력에 반대합니다.
나, 당신, 우리 모두는 존중받을 권리가 있습니다. 함께 하겠습니다.We stand against racial discrimination.
We condemn violence.
You, I and we all have the right to be respected. We will stand together.#BlackLivesMatter— 방탄소년단 (@BTS_twt) June 4, 2020