in ,

BTS: Decisão sobre o serviço militar obrigatório será tomada até dezembro

O Ministério da Cultura está em fase final de análise do caso

'Obsessão pelo BTS' leva fãs indianos ao hospital, diz site
(Foto: Big Hit Music)

A história envolvendo a possibilidade do BTS precisar enfrentar o serviço militar coreano ganhou mais um capítulo esta semana. A grande novidade é que o ministro de Cultura, Esportes e Turismo da Coréia do Sul, Park Bo Kyun, declarou durante uma auditoria de inspeção da Assembleia Nacional, que a decisão final sobre o caso será tomada até dezembro deste ano.

Foto: Weverse Magazine / Big Hit Music

LEIA MAIS:

Na Coréia do Sul é obrigatória a prestação de serviço militar por um período de dois anos para todos os homens fisicamente aptos. Além disso, a idade máxima para efetuar o alistamento é de 28 anos.

A lei atual do Serviço Militar, diz que personalidades das artes e esportes, como medalhistas dos Jogos Olímpicos e músicos clássicos reconhecidos mundialmente e premiados, podem ser categorizados como “Pessoal Artístico e Esportivo” e se tornar legalmente isentos de seus deveres militares.

No entanto, a lei não inclui figuras da cultura pop. Mas por conta da Lei BTS, outorgada em 2020, artistas que contribuíram culturalmente para o país tem o direito de se alistar após os 30 anos.

Jin, o membro mais velho do grupo, completará a idade limite em dezembro. Sendo assim, o assunto foi trazido novamente, mas dessa vez, pelo Deputado Lee Yong Ho, que pediu que o Ministro Park revisasse a questão sobre o alistamento dos membros do grupo.

“A decisão sobre o alistamento do membro Jin está marcada para acontecer em dezembro, mas o ministério finalizará a decisão o mais rápido possível. Estamos revisando compreensivelmente o assunto olhando vários aspectos incluindo o ponto de que a defesa nacional é um dever sagrado, o serviço militar é um símbolo de equidade, que o BTS fez a Coreia conhecida como a vanguarda da K-cultura e criou uma imensa onda de efeito econômico. Há questões de equidade entre artistas populares, incluindo o BTS, e aqueles que praticam artes de alta cultura, isso afetará o grupo quando um dos membros se juntar ao exército. Também existem resultados de análises de opinião pública e opiniões de homens na faixa dos 20 anos e assim segue”, afirmou Park Bo Kyun.