Maior sucesso de audiência da Netflix, a série sul-coreana “Round 6” deu origem a um reality show chamado “Round 6: O Desafio”, que vem sendo alvo de denúncias pelos participantes. Um dos principais porta-vozes é o cantor brasileiro Yohan, que usa a polêmica para divulgar sua música nova, intitulada não coincidentemente de “Round 6”. Ele afirma que o reality foi totalmente manipulado.
Segundo Yohan, o programa tinha cartas marcadas e a maioria dos competidores selecionados (de diversas partes do mundo) funcionaram como “figurantes não pagos”. Isso mesmo. Ele afirma que não recebeu nenhum cachê para participar das gravações. A Netlix, até o momento, não comentou o caso.
Leia mais:
- Você precisa ver isso: “Round 6” virou reality show de verdade MESMO!
- Netflix divulga elenco completo da 2ª temporada de “Round 6”; confira!
- “Round 6”: David Fincher está cotado para dirigir versão estadunidense da série
O cantor brasileiro se inscreveu para o reality show por causa do prêmio de US$ 4,5 milhões e ficou feliz quando foi selecionado. Mas notou algo estranho já na compra das passagens, por parte da produção. Os competidores eram obrigados a ficar disponíveis de três a quatro semanas, mas as passagens de volta de vários deles já estavam compradas para dois dias após a gravação do primeiro episódio (“Batatinha Frita 1, 2, 3”). Ou seja, era como se já estivessem marcados para perder.
“Foram cerca de três dias de confinamento no hotel. No dia da gravação do primeiro game, acordamos umas 4h da manhã. Fomos de ônibus até o estúdio. Chegamos umas 6h e ficamos nesse estúdio até umas 22h. A gravação nesse dia começou cerca de 14h e durou até 22h. Sem comida, sem água, sem banheiro. Os ‘cinco minutos’ do primeiro game que o telespectador vê, pra nós durou cerca de dez horas!”, lembra.
Tratamento diferente entre participantes de “Round 6: O Desafio”
Durante esse período, Yohan e outros competidores notaram que havia tratamento diferenciado para alguns participantes. Não eram todos que estavam microfonados, por exemplo. “Eram lapelas falsas, incluindo a minha. Descobrimos que eram apenas um pedaço de plástico”, lembra. Além disso, alguns privilegiados podiam sair para ir ao banheiro ou usar o celular, enquanto a maioria não.
“Ninguém podia usar maquiagem ou acessórios. Era para ser tudo natural. Mas víamos várias meninas com cabelo feito e maquiagem”, conta Yohan, “era tudo muito óbvio! A mãe que ‘consegue’ finalizar o game nos últimos segundos, na verdade, aumentaram o tempo e iniciaram a rodada para ela conseguir. Sendo que na rodada anterior, eu e mais 30 pessoas tínhamos acabado de ser eliminados após completar a prova!”, reclama Yohan.
Na música “Round 6”, em uma espécie de vingança, Yohan canta “e o vencedor sou eu / achou que eu era fácil / agora se fod** / lutei por meu espaço / e se quiser brigar / pode vir que eu tô com tudo / round 6”. Questionado se tem autorização legal para usar o nome do programa no single, ele diz que acredita não haver nenhum impasse legal.
“Não é um termo próprio que eles possam registrar como marca. Se bem que isso seria apenas um detalhe. Com o ‘exposed’ que estou fazendo, eles podem acabar com minha vida”