A Billboard e a MRC Data anunciaram que as transmissões globais da Audiomack e do SoundCloud serão adicionadas aos dados que informam as tabelas “Billboard Global 200” e “Billboard Global Excluding US”. Além disso, nos EUA, a 7 Digital também será adicionada aos dados que informam as tabelas “Billboard Hot 100”, “Billboard 200”, “Artist 100” e “Billboard Global 200”, bem como todos os outros gráficos da “Billboard US” e globais que incluem dados de streaming.
De acordo com informações da de acordo com a American Association of Independent Music (A2IM), antes do anúncio, todos os streams de Audiomack, SoundCloud e 7 Digital estavam representados como parte do bloco “Outros” no Music Connect, do MRC.
De acordo com as empresas, os dados para os serviços acima foram incluídos no Music Connect a partir do dia 19 de julho (refletindo os dados que datam de sexta-feira, 16 de julho), e começarão a impactar o gráfico da Billboard com dados da semana de monitoramento de 23 de julho a 29 de julho (gráficos da Billboard datados de 7 de agosto).
The Global Excl. U.S. top 10 (chart dated July 24, 2021)
— billboard charts (@billboardcharts) July 19, 2021
Em tempo…
Este ano, em um movimento pioneiro e revolucionário na indústria, o SoundCloud anunciou a introdução do “Fan-Powered Royalties” (royalties movidos por fãs): uma nova forma de pagamento que, segundo eles, é “mais justa e transparente para artistas emergentes e independentes ganharem dinheiro na plataforma”.
O formato é o mesmo que já vem sendo discutido há algum tempo na indústria, o Modelo “User-Centric” em que o dinheiro seria dividido com base no compartilhamento de escuta por usuário – ou seja, os fãs do artista.
Segundo a empresa, com essa mudança, a receita de assinatura ou publicidade de cada ouvinte é distribuída entre os artistas que eles ouvem, ao invés de suas peças serem agrupadas – beneficiando artistas independentes em ascensão com fãs leais. Clique aqui para ler a matéria completa!