A oito meses da cerimônia, o Grammy 2024 vai tomando forma e a Academia da premiação de maior prestígio da música acaba de anunciar mudanças para a próxima edição… O chamado grupo ‘Big 4’, que abrange as quatro principais categorias do prêmio – “Álbum do Ano”, “Música do Ano”, “Gravação do Ano” e “Artista Revelação” -, agora passará a incluir as já existentes “Produtor do Ano” e “Compositor do Ano” ao momento de maior destaque da entrega de gramofones. Além disso, criou-se do zero 3 novas categorias a serem pleiteadas…
LEIA MAIS:
- Tina Turner inspirou Beyoncé e fãs relembram apresentação no Grammy
- Taylor Swift: Grammy define The Eras Tour como a mais lendária desta geração
- Selena Gomez e Rema podem ser indicados ao Grammy com o hit Calm Down?
Uma delas é a de “Melhor Performance de Música Africana”, que dará espaço a singles e outras faixas originais de artistas espalhados por todo o continente africano. Gêneros como afrobeat, afro pop, afro-fusion, kizomba, afro-house, South African hip-hop e vários outros serão contemplados.
A partir do anúncio da categoria, vários internautas já estão apostando que o prêmio poderá ser entregue ao rapper nigeriano Rema, um dos expoentes da música africana que mais tem se destacado no último ano com o estrondoso sucesso do ‘sleeper hit’ “Calm Down”, no qual divide vocais com Selena Gomez. Na atualização da Billboard Hot 100 desta segunda-feira (12), o remix, que vem numa constante de crescimento, atingiu pico na posição #3.
>>> 10 artistas pop de diferentes países da África para conhecer (e dar o play)
Outra categoria novinha em folha é “Melhor Gravação de Pop Dance”, que premiará singles e demais faixas dançantes que sigam um arranjo pop. Atualmente, o gênero já é reconhecido através das categorias existentes “Melhor Gravação de Dance/Eletrônica” e “Melhor Álbum de Dance/Eletrônica”.
Válido destacar que remixes não serão considerados elegíveis a essa categoria, uma vez que já se enquadram em “Melhor Gravação Remixada”.
Por último, quem garante lugar no rol de categorias do Grammy Awards é “Melhor Álbum de Jazz Alternativo”, que reconhecerá a excelência artística de álbuns do gênero jazz sejam eles de artistas solo, duo, grupos; com ou sem vocais.
A nova categoria se juntará a cinco outras já existentes voltadas para o gênero.
LEIA MAIS:
- Miley Cyrus pode liderar indicações ao Grammy 2024, prevê a Forbes
- Aclamada! Grammy destaca legado de Cardi B: Redefiniu o hip-hop milenar
- Grammy destaca Anitta e cita IZA, Ludmilla e mais brasileiras em ascensão global
Válido salientar que, com essas mudanças, agora a Academia passará a entregar 94 gramofones em suas edições – se nenhuma outra categoria for adicionada nos próximos anos.
“A Recording Academy tem o orgulho de anunciar essas últimas mudanças de categoria em nosso processo de premiação […]. Elas refletem nosso compromisso de ouvir e responder ativamente ao feedback de nossa comunidade musical, representar com precisão uma gama diversificada de gêneros musicais relevantes e permanecer alinhados com o cenário musical em constante evolução”, disse Harvey Mason jr., CEO da Academia, em um comunicado conforme reportou a Billboard.
O Grammy Awards 2024 está previsto para acontecer em fevereiro, em Los Angeles, Estados Unidos.