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Believe e TuneCore se juntam à Luminate para o lançamento de estudo sobre igualdade de gêneros

Foto: Divulgação

Em comemoração ao mês que celebra o Dia Internacional da Mulher, BelieveTuneCore  divulgaram a terceira parte do estudo anual ‘BE THE CHANGE: Estudo sobre Igualdade de Gêneros’. O documento deste ano é apresentado com a Luminate.

Com base nas tendências e conhecimentos identificados nas iterações dos últimos dois anos, o estudo ‘BE THE CHANGE: Estudo sobre Igualdade de Gêneros 2023’ identifica e quantifica os inumeráveis problemas que enfrentam os profissionais e artistas da indústria da música no mundo inteiro. 

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O estudo abrange a discriminação de gêneros e o assédio sexual no trabalho, a necessidade de mudar as práticas de contratação em todas as áreas da música, a educação contínua dos funcionários sobre como lidar com estes problemas e a demanda de diversificar a apresentação de artistas em eventos ao vivo. Além disso, ao fornecer informações sobre as experiências e percepções dos mais de 1.500 entrevistados, o estudo oferece soluções acionáveis para promover a mudança e o progresso dentro da indústria. 

“O desenvolvimento de uma indústria musical mais diversificada e eqüitativa é um dos objetivos centrais da estratégia da Believe: Modelando a Música para o Bem. Temos trabalhado consistentemente para apoiar a igualdade de gênero e garantiremos que as informações fornecidas pelo estudo deste ano do Be The Change incentivarão ainda mais de nossas homólogas da indústria a se unirem a nós na formação de uma indústria musical mais respeitosa, diversificada e transparente para todos”, comentou Denis Ladegaillerie, CEO da Believe.

Denis Ladegaillerie, CEO da Believe. Foto: Reprodução/LinkedIn

“A boa notícia é que o estudo BE THE CHANGE comemora seu terceiro ano agora e já fez diferença. Tem sido mencionado pelas Nações Unidas e amplamente discutido nos círculos criadores e executivos em todo o setor. Mas aqui estão as más notícias – precisamos de mais mudanças. Como indivíduos e como indústria, devemos estar atentos aos chamados à ação e fazer exatamente isso – tomar medidas. Pequenas mudanças se somam e se cada um de nós fizer algo diferente a cada dia, semana, mês, ano, veremos uma mudança radical no setor. Então, vamos lá!”, declarou Andreea Gleeson, CEO da TuneCore.

Andreea Gleeson, CEO da TuneCore. Foto: Reprodução/LinkedIn

“À medida que o negócio da música se torna mais conectado globalmente, as questões que enfrentamos como uma indústria crescem coletivamente. A união com a Believe e a TuneCore para este estudo nos apresentou uma importante oportunidade para pesquisar comportamentos e atitudes daqueles que trabalham com música. Nosso objetivo é que nossas descobertas ajudarão a criar um diálogo de mudanças necessárias que terão um impacto positivo na vida das mulheres, trans e profissionais de música não-binária em todo o mundo”, acrescentou em uma declaração conjunta, Helena Kosinski, Vice-Presidente, Global na Luminate, e Matt Yazge, VP, Chefe de Pesquisa na Luminate.

Helena Kosinski, Vice-Presidente, Global na Luminate, e Matt Yazge, VP, Chefe de Pesquisa na Luminate. Foto: Reprodução/Linkedin

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O estudo deste ano incluiu a participação de profissionais da indústria e criadores de diversas origens:

  • A representação global incluiu participantes da África (11%), Ásia-Pacífico (15%), Europa (27%), América Latina e Caribe (5%), América do Norte (41%), e outras localidades (1%)
  • Gênero: Mulheres (45%), Homens (49%), Não-binários (3%), Outros Indivíduos Expansivos de Gênero (3%)
  • Idade: Gen Z (20%), Millennials (49%), Gen X (23%), Boomers e mais velhos (8%)
  • Setores da indústria: Criador Solo (34%), Criador em Grupo (14%), Distribuidor (13%), Música ao Vivo (13%), Gravadora Independente (11%), Gestão de Artistas (8%), Marketing / Branding / PR (7%), Tecnologia Musical (7%), Mídia Social (7%), Outros (Serviços Empresariais, Gravadora Principal, Editora/PRO, DSP, Órgão Comercial / Organização da Indústria, Rádio, Sync, Agência de Talentos) (5% ou menos)

Entre as principais conclusões do estudo deste ano estão:

  • 34% das mulheres que trabalham na indústria da música que participaram do estudo deste ano relataram ter sido molestadas sexualmente ou abusadas no trabalho;
    • Esse número sobe para 42% e 43% para pessoas trans e não-binários, respectivamente;
  • 53% dos profissionais e criadores da indústria da música que responderam concordam que os homens são mais pagos do que outros na indústria;
  • 66% dos profissionais e criadores da indústria musical que responderam (com base no total de entrevistados que estão associados ao negócio da música) querem ver mais mulheres e indivíduos de gênero expansivos em posições executivas dentro da indústria;
  • Os profissionais e criadores da indústria na África (38%), Ásia-Pacífico (42%), e América Latina e Caribe (44%) têm menos probabilidade de ver a discriminação de gênero na indústria musical como um problema; os profissionais e criadores da indústria na Europa (59%) e América do Norte (68%) têm mais probabilidade de ver a discriminação de gênero na indústria musical como um problema;
  • Os artistas minoritários que responderam são cerca de 70% mais propensos a relatar que sofrem assédio on-line ou discurso de ódio nas mídias sociais;
  • Enquanto a maioria dos profissionais da indústria e artistas que responderam indicam luta com sua saúde mental desde que ingressaram na indústria (62%), as mulheres (76%),  não-binários (89%) e trans (82%) são desproporcionalmente impactadas.

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Além disso, o novo relatório apresenta um prefácio da ganhadora do GRAMMY Award®, a cantora e compositora JoJo. O estudo também inclui comentários e conhecimentos de Lzzy Hale, líder do Halestorm, e da artista e ativista Jessica Betts, ao lado de um grupo de artistas globais da Believe e da TuneCore, incluindo a canadense Alysha Brilla, a mexicana Erika Vidrio, a italiana Beatrice Dellacasa e a indiana Shalmali Kholgade, que compartilham reflexões pessoais de suas próprias experiências enfrentando a desigualdade e a iniquidade de gênero no setor.

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