banner com link para rádio globo
(Foto: Globoplay)
in ,

BBB22: Naiara questiona sobre raça e Douglas diz: ‘Quando sair, pesquisa’

A cantora questionou termos como “negro”, “preto” e “mulata” para alguns brothers

Parece que o BBB22 está sendo um cursinho para alguns, e uma prova de resistência sem fim para outros. Mais uma vez, questões raciais viraram pauta dentro do programa. Dessa vez, Naiara Azevedo quis tirar algumas dúvidas com Douglas Silva sobre termos que ela já ouviu. O brother, no entanto, indicou que ela pesquisasse quando saísse da casa.

BBB22: Rodrigo dá “flechada” em Jade e leva fora

Naiara fez alguns questionamentos para os brothers sobre questões raciais. Foto: (Globoplay)

LEIA MAIS:

O assunto deu início depois que Naiara questionou se Carol Brito, com quem o ator possui um relacionamento, é branca ou negra. Douglas, então, respondeu que ela é filha de negro com branco.

A cantora, então, começou a tirar dúvidas sobre relacionamentos inter-raciais e, além disso, qual seria a palavra certa para se referir a pessoas negras.

A sertaneja começou o papo questionando se a mulher de Douglas, Carol Brito, é branca ou negra. O ator disse que ela é filha de negro com branco. Naiara, então, começou a questioná-lo sobre relacionamentos inter-raciais e a palavra correta para se referir a pessoas negras.

“Uma vez eu vi uma estudiosa falando que gostava de ser chamada de ‘preta’, outra falando que gostava de ser chamada de negra, outra de morena, existem duzentas formas de falar. O que você fala?“, indagou.

Douglas respondeu que depende da pessoa e de como ela sente confortável. “Se eu quiser ser chamado de amarelo mesmo sendo negro…”, complementou. A cantora, então, disse nunca ter visto o ator levantar essa pauta dentro da casa.

“Me chamar de moreno eu não gosto, eu sou preto, eu sou negro“, afirmou o brother.

Não satisfeita, Naiara perguntou a diferença entre “negro” e “preto“. Douglas respondeu que existem diferentes explicações e contextos. “Preto é cor, negro é raça, mas aí depois tem uma associação da palavra negro”, completou.

Em seguida, a sertaneja perguntou “falar mulata é errado”? Douglas e Linn da Quebrada responderam de forma negativa. Naiara, então, rertrucou: “Eu li em um livro que não era legal, MAS antes nas escolas de samba nas letras das músicas não era referência?”. No mesmo momento, atual líder rebateu: “Ignorância, ignorante falando”.

A cantora comentou que já encontrou “pessoas da militância” que usam as palavras de formas diferentes, o que acaba a deixando confusa. “Não é meu lugar de fala, mas se eu usar a palavra ‘preto’, a palavra ‘negro’ ou a palavra ‘moreno’, por eu estar falando, fica muito confuso…”, explicou.

“Uns veem e julgam, outros falam que tá falando da forma correta, ‘Não, você tá falando da forma errada’. A gente fica perdido”, complementou.

Pedro Scooby, então, entrou na conversa, e explicou para a cantora e disse que tudo depende da forma como é dito e da intenção. Para exemplificar, o surfista detalhou sua relação com a atriz Cris Vianna que, segundo ele, disse aos filhos do brother que podem a chamar de “Tia Preta”.

“Aí rola a intimidade, rola o conhecimento. Eu não te conheço. Aí você falar: ‘Ah, o preto falou’. Opa, não te conheço, você não tem intimidade“, complementou Douglas.

O surfista ainda relembrou que todos tem nome e se você não conhece alguém, pode procurar outra característica além da cor da pele. “você fala ‘o cara que tá com short laranja’, ‘o cara que é barbudo'”, completa. Naiara retrucou e disse que não estava se referindo a esse sentido, e que estava ali para aprender.

Douglas, rapidamente, respondeu à sister que não iria ensiná-la para vida e que ela deveria pesquisar mais quando saísse da casa. Por fim, ele perguntou quantas pessoas negras a cantora tem em seu ciclo social.

Naiara disse que possui centenas, e que, também, já pesquisou sobre o tema, mas que gostaria de aprender mais com o brother. “Quando eu tenho intimidade com elas, é uma coisa. Quando eu não tenho, por eu ter um local de fala na sociedade, eu tenho obrigação de aprender o mais que eu puder pra dar exemplo. Eu queria aprender com você, concluiu.

Curtiu esta matéria? Clique aqui para ler mais conteúdos do Oh My God! by POPline. Tem listas, curiosidades, virais, celebs, k-pop, reality shows e muito mais sobre cultura pop!

Escrito por Kaique Corrêa

Lorde diz que só começou a ser creditada corretamente com ‘Solar Power’

Público xinga Bolsonaro em show e Anitta diz: “a voz do povo é a voz de Deus”