Seis anos após o último show, a Banda Uó estará de volta à estrada com uma turnê de reencontro. Nesta sexta-feira (12), Candy Mel, Mateus Carrilho e Davi Sabbag publicaram nas redes sociais um vídeo megaproduzido para avisar formalmente que farão novos shows como trio ao longo dos próximos meses. Além dos próprios fãs, vários artistas ficaram animados com a notícia. Veja quem reagiu!
LEIA MAIS:
- Linn da Quebrada, Banda Uó e Leona Vingativa entram em livro de revisão histórica LGBTQIAP+ no Brasil
- Banda Uó se reúne para cantar Búzios do Coração em festival de Goiânia
- Com apresentações surpreendentes, Banda Uó e Karol Conka se destacam no Festival MADA
“Então, desde que a Banda Uó se separou tão falando que o mundo nunca mais foi o mesmo. Tem criança chorando, cachorro latindo, o povo tá pedindo. Quê que cê acha dessa ideia?”, lançou Mateus em ligação com Davi, no enredo do vídeo.
Nele, cada um dos três artistas está em seu próprio mundinho, todos cantarolando ou escutando algum sucesso da banda, até que os três acabam em uma ligação de grupo e decidem que é a hora de voltar.
LEIA MAIS:
- “Se Gosta, Se Mostra”: Ludmilla, Mc Soffia, Candy Mel e Rafael Mike lançam clipe em celebração da Consciência Negra
- Por atitude de agentes transfóbicos, Candy Mel é detida em aeroporto no Rio de Janeiro
- POPline ouviu: Mateus Carrilho atualiza sons brasileiros com olhar cinematográfico em Paixão Nacional
O show de estreia da turnê acontece no Hopi Pride Festival, em Vinhedo, São Paulo, no dia 20 de abril. Na sequência, Mel, Mateus e Davi se apresentam no Festival Sensacional, em Belo Horizonte. Eles prometeram anunciar novas datas em breve.
“escondam suas favessss”, disse Pabllo Vittar.
“CHAMA A VÂNIA QUE ELES ESTÃO DE VOLTAAAAAAAAAAAA ❤️”, reagiu Gloria Groove.
“Que saborrrrrr”, disse Marina Sena.
” POP EMERGENCY”, escreveu João Luiz Pedrosa do BBB 21.
“TÔ TODA ARREGAÇADA “, comentou Bianca DellaFancy.
“Eu tô enlouquecido com esse retorno ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️”, comemorou Silvero Pereira.
“SÃO OS MEUS PAISSSSSSSSSSSS”, se animou Lia Clark.
“EU AMEI ESSE VIDEOAN DE RETORNOAN”, reagiu Karol Conka.
“Vemmmm “, disse Pepita.
Banda Uó: ponto de interseção do pop brasileiro
A Banda Uó surgiu em 2010, se lançando na cena musical com uma versão ‘abrasileirada’ de “Whip My Hair”, sucesso na voz de WILLOW. Na versão por Candy Mel, Mateus e Davi, a música ganhou o nome de “Shake de Amor”. O EP de estreia da banda veio no ano seguinte, sob o título de “Me Emoldurei De Presente Pra Te Ter”.
Na sequência, vieram os discos “Motel” (2012) e “Veneno” (2015), que tinham como coluna vertebral a mistura de ritmos brasileiros com música eletrônica, e shows pelos quatro cantos do país e muitos prêmios. Donos de sucessos como “Arregaçada”, “Búzios do Coração” e “Tô na Rua”, o trio realizou o último show da carreira (até então) em março de 2018, em Brasília, após anunciarem um hiato no ano anterior.
Pode-se afirmar que a Banda Uó é um ponto de interseção na construção da cena de música pop do Brasil. Antes deles, o gênero era dominado por artistas que descendiam de famílias artísticas ou por grupos formados em programas de TV e ou grandes empresários.
Originária de Goiânia, a Banda Uó surgiu fora do eixo Rio/São Paulo, com ajuda da força do YouTube e após o sucesso de grupos como o Cansei de Ser Sexy (CSS), de 2003, e Bonde do Rolê, de 2005, que fizeram os olhos dos estrangeiros se voltar para o nosso país. À época, Mel, Davi e Mateus atraíram parceiros interessantes para a banda, como Diplo, que em 2013 assinou a faixa “Gringo”, do álbum “Motel”, junto com eles.
A Banda Uó é responsável por preparar o terreno para uma gama de artistas que chegou posteriormente, principalmente os que surgiram de forma independente e os LGBTQIAPN+, como Pabllo Vittar, Gloria Groove e Lia Clark. O trio apostou em estética e sonoridades até então inovadoras e chegou a furar a bolha, sendo atração cativa do antigo programa dominical “Esquenta”, da TV Globo.
*Texto com colaboração de Mari Pacheco.