2022 foi um ano de recordes para a indústria da música, especialmente quando se trata de shows ao vivo. Com grandes festivais e shows retornando após os tempos de recessão da pandemia, o mercado de apresentações ao vivo ainda contou com o crescimento de turnês em grandes estádios lideradas por aristas consagrados, como The Weeknd, Coldplay, Billy Idol, Red Hot Chili Peppers e Lady Gaga.
LEIA MAIS:
- Em clima de despedida, Elton John será headliner do Glastonbury Festival 2023
- Elton John e Dua Lipa são eleitos os hitmakers do ano pela revista Variety
- Veja os momentos mais marcantes do último show de Elton John nos EUA
- Bad Bunny cita Brasil ao falar de parcerias musicais apenas para “conseguir streams”
- Bad Bunny ganha anéis de diamante por ser o artista mais ouvido do Spotify
No entanto, dois artistas lideraram esse grupo com faturamentos impressionantes: Bad Bunny e Elton John. Ambos aparecem no topo da parada mundial de turnês da Pollstar. O ídolo porto-riquenho faturou US$ 393,3 milhões (mais de R$2 bilhões na cotação atual do dólar) com suas duas turnês realizadas no último ano: a “El Último Tour Del Mundo“, empreendimento de 36 datas entre fevereiro e abril deste ano, arrecadador de US$ 113 milhões e a “Hottest Tour Del Mundo“, cujo faturamento foi de US$ 269 milhões, com 1,3 milhão de ingressos vendidos até o dia 16 de novembro.
A “Farewell Yellow Brick Road” marcou a despedida de Elton John dos palcos com 65 datas e só deve terminar no final do próximo ano. O projeto fechou 2022 com um faturamento de US$ 274 milhões (R$1,4 bilhão). O terceiro lugar no ranking de turnês da Pollstar ficou com Ed Sheeran e a sua agenda de shows por estádios europeus chamada “Mathematics“. Ao todo, ele arrecadou US$ 251 milhões (R$1,3 bilhão).