Há mais de 20 anos, no dia 4 de junho de 2002, Avril Lavigne liberava o seu álbum de estreia, chamado ‘Let Go‘. Com forte influência do pós-grunge, o projeto pop-punk marcou uma geração e levou a cantora, que na época tinha apenas 18 anos, ao estrelato.
LEIA MAIS:
- Avril Lavigne lança cover de “Hello”, sucesso de Adele
- Avril Lavigne: edição comemorativa de “Let Go” traz raridades para fãs
- Avril Lavigne: “Let Go”, a bíblia pop-punk dos jovens dos anos 2000, completa 20 anos
- Avril Lavigne em SP! Relembre outras passagens da cantora pelo Brasil
O disco agrega hits que simbolizaram a efervescência da adolescência no início dos anos 2000, como “Sk8er Boi“, “Complicated” e “I’m With You“. Nesta terça-feira, a artista retornou ao lugar onde fotografou a capa do álbum e recriou a foto em seu TikTok.
Confira:
@avrillavigne20 years later…♬ I’m Just a Kid – Simple Plan
“Let Go” é, até hoje, o maior êxito comercial de Avril Lavigne. Além de ter chegado ao 1º lugar das paradas britânica e canadense, além do 2º posto nos Estados Unidos, o álbum vendeu 16 milhões de cópias mundialmente. O projeto foi bem recebido pela crítica que, na maioria das vezes, destacou a “astúcia musical de Avril muito além de seus 18 anos”.
Legado e reconhecimento
Neste momento em que a energia do punk-pop voltou a aparecer em trabalhos de Machine Gun Kelly e Yungblud, a influência de Avril Lavigne é mais sentida entre a nova onda de jovens cantoras compositoras. “Good 4 U“, da Olivia Rodrigo, é claramente baseada em “Sk8er Boi“.
Nesse meio tempo, Willow Smith cita Avril como uma grande referência; enquanto Billie Eilish prestou tributo à canadense após conhecê-la em 2009. “Obrigada por me fazer o que sou“, escreveu em seu Instagram.
A estrela relança nesta sexta-feira (3) “Let Go” com faixas adicionais, incluindo sua versão de “Breakaway“, que ficou famosa na noz de Kelly Clarkson, e que ganhará um lyric video neste sábado (4).