A edição comemorativa do álbum de estreia de Avril Lavigne tem sido comemorada pelos fãs. Lançado via Arista/Legacy, “Let Go (20th Anniversary)” inclui as 13 faixas originais, bem como a nova versão de “Breakaway” e mais cinco músicas bônus gravadas durante as sessões de estúdio no primeiro semestre de 2002.
LEIA MAIS:
- ‘Let Go’, a bíblia pop-punk dos jovens dos anos 2000, completa 20 anos
- Avril Lavigne em SP! Relembre outras passagens da cantora pelo Brasil
- Olivia Rodrigo recebe Avril Lavigne em show e cantam ‘Complicated’
Uma das favoritas dos fãs, “Why” foi lançada como b-side do single “Complicated“. Escrita por Avril e produzida por Peter Zizzo, a canção embalada por violões fala sobre um amor que parecia promissor, mas fracassa. E ao fim, ela busca a resposta que não chega. O descarte da canção da tracklist final talvez tenha seu motivo: o desejo por músicas que tivessem uma inclinação mais punk rock.
“Get Over It” saiu como b-side de “Sk8er Boi” e era uma das faixas inéditas em plataformas de streaming. A faixa nunca ganhou um videoclipe oficial, mas vários fãs se uniram e fizeram uma versão com cenas de diversos clipes da cantora. Desta vez ela se mostra farta de lutar sozinha por um relacionamento e dá fim a tudo. “I’m sick and I’m tired of your face” (“Estou doente e cansada da sua cara“), canta Avril no refrão.
“I Don’t Give” ganhou uma versão clean e entrou na trilha-sonora de “American Pie: O Casamento“. Na versão demo, Avril canta “I don’t give a damn, I don’t give a shit” (“Eu não dou a mínima, eu não dou a mínima“). A versão do filme saiu com “I don’t give up, I don’t give a damn” (“Eu não desisto, não dou a mínima“).
Da trilha do filme “Doce Lar” surge “Falling Down“. Com vocais doces, a letra gira em torno de uma jovem que começa a entender seu lugar no mundo. Uma canção que mostra Avril tendo a compreensão de que a vida tem seus altos e baixos. Sobretudo de que ninguém apreciará a sensação de estar no topo se não atingir o degrau mais baixo. De alguma maneira, as primeiras composições da artista já traziam este senso de maturidade.
Outra inédita no streaming é “Make Up“. A música, de construção básica (baixo, bateria, guitarra), encerra o álbum com uma espécie de recado para quem insistia em moldá-la de alguma maneira. “Eu não estou usando nenhuma maquiagem/Não vou esconder o que sou/Vou ser do meu jeito/Só estou sendo honesta comigo mesma mais uma vez“, diz o refrão da faixa.
LEIA MAIS:
- Vem aí! Avril Lavigne é pedida em noivado por Mod Sun aos pés da Torre Eiffel
- “Especial”: Avril Lavigne celebra 20 anos do lançamento de ‘Complicated’
- Sobre filmes: Avril Lavigne gostaria que Kristen Stewart a interpretasse
Mas, sem dúvidas, a grande surpresa do relançamento é “Breakaway“. Originalmente escrita por Avril (ao lado de Matthew Gerrard e Bridget Benenate), a versão demo acabou cortada da tracklist final de “Let Go“.
Em contrapartida, depois de algum tempo foi parar nas mãos de Kelly Clarkson. Por fim, a vencedora do “American Idol” a gravou para a trilha do filme “Diário de uma Princesa 2“. Tornou-se um dos maiores sucessos de 2004 e chegou à 6ª posição na Billboard Hot 100.
Porém, a versão recém-gravada por Avril traz uma nova abordagem da canção. A letra retoma pequenas referências comoventes à infância da cantora no Canadá. E esta nova versão chegou acompanhada de um lyric video.
Assista:
Contudo é importante lembrar aos fãs que os videoclipes oficiais de “Complicated“, “Sk8er Boi“, “I’m With You” e “Losing Grip” foram remasterizados em alta definição e já podem ser vistos no canal da Avril no YouTube. Além disso, nesta próxima quarta-feira (8) serão disponibilizadas as cenas originais da performance de “Complicated” no lendário programa “Top Of The Pops” em 2002.
Em tempos de músicas feitas para hitar no TikTok, Avril Lavigne é um grande exemplo de uma jovem artista que procurava se expressar e que criou, à sua maneira, a impressão do que um artista pode (e deveria) ser no mainstream: aquele que transforma suas inseguranças em arte. E que toca o coração de milhões de pessoas.
Ouça “Let Go (20th Anniversary Edition)” na íntegra: