O primeiro filme da agora franquia “Avatar” é um imenso sucesso de público e crítica, tanto que seu criador e diretor, James Cameron, planejou uma série de 5 filmes no total, mas ele está preparado para encerrar no terceiro, caso os dois próximos lançamentos não façam sucesso.
Prestes a estrear o segundo filme da franquia, “Avatar: O Caminho da Água”, 13 anos após a chegada do primeiro, James Cameron comentou sobre o que esperar do futuro da saga e se mostrou preparado para encerrar a franquia após o terceiro filme.
Em entrevista para a revista Total Film, o cineasta afirmou: “O mercado pode estar nos dizendo que nós estamos acabados em três meses, ou nós estaremos semi-acabados, tipo: ‘OK, vamos completar a história no filme três e não nos prolongarmos tanto’, apenas não é lucrativo.”
A questão financeira para o futuro de “Avatar”
(Foto: Disney)
O lado financeiro, quando falamos de “Avatar”, fala muito mais alto do que em qualquer outro filme. Produzido quase que completamente de forma digital, com efeitos especiais em basicamente toda a tela em toda cena, os custos de produção de “Avatar” são altíssimos e isso acaba afetando também o futuro da franquia.
Afinal, o filme tem que dar lucros para justificar a continuação da saga.
“O filme 4 é formidável”, afirmou James Cameron. “Eu espero que eu possa fazê-lo. Mas vai depender da força de mercado. O 3 já está filmado, então será lançado independente de qualquer coisa. Eu realmente espero que possamos fazer o 4 e o 5 porque, no final, é uma grande história”, concluiu o diretor.
“Avatar: O Caminho da Água” será lançado no dia 15 de dezembro. O filme 3 está programado para dezembro de 2024, com o 5 e o 6 chegando em 2026 e 2028, respectivamente.