in

“Áudio imersivo”: ANZ Immersive Audio traz ao Brasil tecnologia para a sonorização de shows

O sistema permite que o artista manipule o movimento e posicionamento dos elementos sonoros em três dimensões pelo ambiente durante a apresentação

Divulgação/ ANZ Immersive Audio

O Brasil é um dos primeiros países a apresentar um sistema de audição que permite uma percepção em 360 graus da música nos espetáculos. A partir da tecnologia Dolby Atmos, a “audição imersiva” foi trazida para o mundo das apresentações musicais ao vivo pela empresa ANZ Immersive Audio.

Leia Mais:

Além de transportar a experiência imersiva para casas de shows, esse sistema permite que o artista manipule em tempo real o movimento e posicionamento dos elementos sonoros em três dimensões  pelo ambiente durante a apresentação.

No final de abril, a ANZ Immersive Audio produziu o primeiro show usando essa tecnologia na América Latina. O produtor de música eletrônica Gui Boratto fez uma apresentação ao vivo durante o Festival Surreal, em Camboriú, Santa Catarina.

Divulgação/ ANZ Immersive Audio

“Nosso show foi incrível. É uma imersão mesmo, uma viagem. Colocamos o grave do kick alí no centro (o que é diferente, pois não é no ‘meio’, como um som convencional, é no centro!), e todos os outros elementos ficaram flutuando à sua volta. É uma coisa 3D, você tem uma imagem que gira em torno de você. Não vejo a hora do próximo show”, conta Gui Boratto.

Mas afinal, do que se trata este tal “audição imersiva”?

A tecnologia funciona por meio do posicionamento estratégico das caixas de som ao redor da plateia. Uma estrutura que envolve placas de som e computadores dedicados a essa distribuição e faz com que quem assiste ao show consiga ter a mesma percepção espacial dos sons que vêm do palco. 

A ANZ Immersive Audio desenvolveu um midiware, colocado entre o setup do artista e as caixas de som, possibilitando um controle em tempo real do posicionamento e movimento dos elementos sonoros em um espaço tridimensional, por meio da tecnologia Dolby Atmos, sem impactar o que o artista já está acostumado a usar no próprio setup”, explica a engenheira de áudio imersivo do estúdio, Nathalia Zabeu.

Confira a série de lives produzida no canal no YouTube da ANZ Immersive para apresentar a audição imersiva ao público.