'Como Nossos Pais', de Elis Regina, ganha versão em Dolby Atmos
Elis Regina. Foto: Divulgação
in

‘Como Nossos Pais’, de Elis Regina, ganha versão em Dolby Atmos

Single de Elis Regina é a primeira música de catálogo do Brasil a ser lançada com a tecnologia de áudio espacial

O single “Como Nossos Pais”, de Elis Regina, ganha versão em Dolby Atmos, tornando-se a primeira música de catálogo do Brasil a ser lançada com a tecnologia de áudio espacial. Hoje, dia 24 de setembro, 45 anos após o lançamento do clássico disco, “Falso Brilhante” chega ao público a faixa remasterizada em formato imersivo, que pode ser conferida na Apple Music e Tidal.

Entre 1975 e 1977, Elis Regina apresentava, cinco vezes por semana, o show “Falso Brilhante”, no Teatro Bandeirantes, em São Paulo. Do espetáculo, nasceu o LP de mesmo nome, lançado em 1976 e remixado e remasterizado em 2006.

“É muito simbólico porque a música é um retrato daquele tempo e, simultaneamente, tem valores atemporais. Como a essência da gravação foi concebida num teatro, partimos deste ponto para escolher os parâmetros sonoros da remixagem. O público vai sentir como se estivesse assistindo ao show, sentado num lugar privilegiado da plateia”, conta João Marcello Bôscoli, produtor musical do lançamento.

Filho da artista e responsável por manter viva sua obra, atualizando-a sempre para as novas linguagens, João se uniu à gravadora Universal Music Brasil e aos estúdios Dolby, inventora do formato Dolby Atmos (também conhecido no Brasil de Áudio Espacial), para recriar a experiência sonora e contemplativa de “Como Nossos Pais”.

'Como Nossos Pais', de Elis Regina, ganha versão em Dolby Atmos
“Como Nossos Pais” faz parte do álbum “Falso Brilhante” lançado em 1976 e remixado e remasterizado em 2006. Foto: Divulgação

Ao lado do engenheiro de som Ricardo Camera e do diretor técnico da Dolby Giovanni Asselta, o produtor buscou trazer novas flexões e reflexões para a canção de Belchior, interpretada por Elis, uma das mais marcantes gravações da música brasileira.

“Com o Atmos, pudemos ampliar o estéreo, imergir, trazer um frescor sem tirar a atenção do principal. Tivemos muito cuidado de não transformar a remixagem numa pirotecnia, para não ficar distante do que a Elis concebeu e aprovou. É aquele ‘gasinho’ do refrigerante, sutil, mas que faz toda a diferença”, diz ele, se valendo de analogias para tentar explicar algo tão subjetivo.”

Leia Mais:

Como foi o processo de produção do single de catálogo em Dolby Atmos?

Para recriar “Como Nossos Pais” em Áudio Espacial, João Marcello partiu do critério da coesão. Como tornar fluido e verídico um som que foi concebido há quase cinco décadas, remixado para estéreo e agora podendo chegar a 12 caixas de sons diferentes? A partir desse questionamento, o produtor fez questão de manter a essência da música e dos músicos, equilibrando com cuidado os volumes da voz e dos instrumentos da matriz.

“Foi fundamental manter as proporções sonoras intactas. E ainda aproveitamos para restaurar alguns artefatos sonoros que não pertenciam à gravação original, como pequenas distorções e chiados”, conta ele, que mexeu pela primeira vez neste áudio quando o remixou para 5.1 no CD+DVD Áudio “Falso Brilhante”, lançado pela Trama em 2006″, revela João Marcello.

Por se tratar de uma novidade e um formato que o público ainda está conhecendo, “Como Nossos Pais” será lançado como single. Mas, ideia é que outras faixas da cantora sejam disponibilizadas à medida em que o Áudio Espacial se popularize entre o público. “Embora o Atmos já esteja nas TVs 3.0, nos games e nos celulares, no Brasil, por enquanto, apenas a Apple Music e o Tidal oferecem essa experiência”, diz João Marcello.

“Queremos apresentar a obra da Elis para as pessoas conhecerem o formato, mas temos a preocupação de não fazer um lançamento completo num momento ainda de descoberta, para ela também acompanhar esta evolução. Por enquanto, é um abre-alas”, explica ele.

João Marcello pesquisou alguns lançamentos e parâmetros de engenharia de som recentes em Dolby Atmos para definir suas escolhas como produtor musical. Os relançamentos de Donny Hathaway e John Lennon foram alguns deles.

“São artistas que cantam muito com uma banda por trás, assim como Elis em ‘Como Nossos Pais’. Esse desafio foi uma responsabilidade enorme, mas me senti muito seguro na Dolby. É uma empresa de engenharia que vive de gerar parâmetros super bem estudados. Eles inventaram o lance!”, diz ele.

O single “Como Nossos Pais”, em Áudio Espacial, está disponível nas plataformas Apple Music e Tidal, que possuem a tecnologia Dolby Atmos.

Escrito por Láisa Naiane

Marvel luta na Justiça por personagens dos Vingadores

Marvel luta na Justiça por personagens dos Vingadores

Do TikTok para o coração de Cardi B e Dua Lipa, conheça Ramana Borba