A Netflix iniciou dezembro com a estreia do filme “Ataque dos Cães” em seu catálogo. O longa-metragem, estrelado por Benedict Cumberbatch (de “Doutor Estranho”), reimagina o faroeste em uma trama de tensão homossexual e familiar.
Na história, Rose Gordon (Kirsten Dunst) se casa com George Burbank (Jesse Plemons) e vai viver na fazenda com ele e o irmão dele, Phil Burbank (Benedict Cumberbatch). Rose e Phil não se dão desde o início. Eles se conheceram com Phil implicando com o filho dela, Peter Gordon (Kodi Smit-McPhee), por não corresponder ao estereótipo de masculinidade. Phil e os outros cowboys praticam bullying homofóbico com o garoto.
Leia mais:
- Benedict Cumberbatch em cena de nu frontal cai na rede
- Netflix divulga calendário de estreias de dezembro
- Spoiler? Doutor Estranho e Homem-Aranha vão cortar laços, diz Tom Holland
- Spoiler de Doutor Estranho 2 aparece em caixa de brinquedo
Quando Peter se muda para a fazenda temporariamente, Phil decide – aparentemente do nada – se aproximar dele. O filme dá dicas, ao longo de toda a história, de que Phil é homossexual reprimido. De alguma maneira, ele acha que pode ser um mentor para Peter e passa a ensiná-lo atividades da fazenda.
O que acontece no final? (Alerta de spoiler!)
No fim do filme, Phil Burbank morre por antrax – uma doença infecciosa que vem dos animais. Isso acontece depois de ele passar a noite inteira finalizando uma corda feita com pele animal, algo que ele sempre fez. O grande ponto, no entanto, é que Peter inseriu ali a pele de um animal doente. De propósito. Phil não sabia.
“Ataque de Cães” é um filme sobre vingança. Sobre o cão que ladra e não morde (Phil), e o cão que não ladra mas morde. Por que Peter decide matar Phil? A resposta é simples e está na abertura do filme. Ele quer proteger a mãe. É notório que o conflito entre ela e Phil pode prejudicá-la. Rose é alcoólatra e Phil é o único na casa a expor isso, argumentando com o irmão que ela só quer o dinheiro dele.
Peter estuda veterinária e entende de anatomia: ele sabia que aquela pele era infecciosa. Ele a manuseou o tempo todo com luvas, enquanto Phil a manuseou sem luvas, com a mão ferida e aberta.
O filme deixa no ar também a possibilidade de Peter ter matado o próprio pai. É mencionado que o pai “se matou”… com uma corda. E quem o encontrou morto? Peter. Ele conta para Phil que o pai bebia, e não Rose. Novamente, sua narração no início do filme é explicativa.