#BIZ

As vendas de vinil aumentam 13,2% em 2023, antes da Black Friday

Foto: Divulgação.

As vendas de vinil aumentaram 13,2% ano a ano nos primeiros nove meses de 2023. Segundo dados do BPI, foram vendidos 3.952.262 LPs de vinil no ano até ao final de setembro. O aumento superou o crescimento de 12,4% do primeiro semestre deste ano.

Com 15,1%, o aumento homólogo foi ainda maior durante os três meses do terceiro trimestre. Foram vendidos 1.237.620 LPs de vinil no período.

Foto: Unsplash.

As vendas de vinil aumentaram 2,9% em 2022, mas o crescimento de dois dígitos para o formato provavelmente retornará neste ano. Com uma formação potencial de sucesso no quarto trimestre – incluindo álbuns de Rolling Stones e Taylor Swift.

Leia Mais:

Black Friday e Record Store Day

O Black Friday acontecerá em 24 de novembro. Mais de 90 artistas, incluindo De La Soul, Sia, Joni Mitchell, Prince, Rilo Kiley, The Doors e Post Malone, lançarão edições limitadas em vinil.

Segundo o Music Week, o Record Store Day promove impacto como parte do recurso, o CEO da ERA, Kim Bayley, disse que o evento anual “está ao lado da invenção do streaming como um momento marcante para a música” e se tornou “o catalisador mais importante” para o renascimento do vinil.

“O Record Store Day acompanha a invenção do streaming como um momento marcante para a música”, destaca Kim Bayley, CEO da ERA.

Kim Bayley, CEO da ERA. Foto: Reprodução/LinkedIn.

“Existem desafios? Claro”, disse Kim Bayley à Music Week . “É por isso que ajustamos o dia todos os anos e recebemos feedback de toda a indústria sobre as formas de moldar o dia. Mas o panorama geral é que foi e continua a ser um sucesso retumbante”, completa.

Segundo o Official Charts Company, ‘Speak Now (Taylor’s Version)’, de Taylor Swift, foi o lançamento de vinil mais vendido durante o terceiro trimestre, com 29.649 vendas. Em seguida,  ‘The Ballad Of Darren’, do Blur,  alcançou 26.894. Depois, estão: ‘Tension’, de Kylie Minogue (19.160), ‘Guts’, de Olivia Rodrigo (14.611), e ‘The Singles: Echoes From The Edge Of Heaven’, do Wham! (10.782).

O maior lançamento em vinil do ano até agora é ‘Did You Know That There A Tunnel Under Ocean Blvd’, de Lana Del Rey, que teve vendas no Reino Unido de 33.568 no formato. ‘Speak Now’ está em 2º lugar, seguido por ‘The Ballad Of Darren’ em 3º, e ‘Tension’ em 5º. ‘Broken By Desire To Be Heavenly Sent’, de Lewis Capaldi, está em quarto lugar neste ano, com 21.853 vendas.

O álbum ‘Rumours’,  de Fleetwood Mac’s, é o maior título de catálogo em vinil no ano até o momento (em 6º com 19.151 vendas). O restante dos 10 melhores LPs de vinil de 2023 até agora: ‘Council Skies’, de Noel Gallagher’s High Flying Birds (17.921 vendas), ‘Midnights’, de Taylor Swift (17.368), ‘Cracker Island’, de Gorillaz (17.344) e ‘The Dark Side Of The Moon’, do Pink Floyd, (17.342).

Com a queda das vendas de CD em 6,3% em relação ao ano anterior até agora em 2023 (para 7.270.654), as vendas físicas estão estáveis ​​no geral (caiu de apenas 0,5% para 11.365.554). 

Foto: Unsplash.

O Music Week diz que o streaming é o meio dominante de consumo de música atualmente, ocupando 88,5% do mercado de música gravada. O crescimento do streaming mantém-se nos dois dígitos com um aumento de 11,6% nos Streaming Equivalent Albums (SEA) até ao final do 3º trimestre (118.914.835 unidades), segundo o BPI.

O consumo geral de música (AES) aumentou 9,8% ano a ano até agora em 2023, com 133.914.835 unidades de álbuns equivalentes. 

Os maiores álbuns e singles de 2023 

De acordo com dados da Official Charts Company, ‘The Highlights’, de The Weeknd, é o álbum mais consumido do ano até agora, com 304.923 vendas. Já ‘Midnights’, de Taylor Swift, está em segundo lugar, com 264.260 vendas no acumulado do ano, seguido por ‘Harry’s House’, de Harry Styles, com 230.927.

Foto: Unsplash.

A maior venda da primeira semana até agora continua sendo 95.882 para ‘Broken By Desire To Be Heavenly Sent’, de Lewis Capaldi.

No ranking de álbuns de artistas, ‘Speak Now’ (Taylor’s Version), de Taylor Swift, foi o maior álbum do terceiro trimestre com 131.471, seguido por ‘Guts’, de Olivia Rodrigo, com 100.848, que alcançou a certificação de ouro em apenas três semanas.

O maior avanço do Reino Unido no ranking de álbuns até agora neste ano é Clavish, assinado pela Polydor, cuja mixtape Rap Game Awful está no Top 100 geral até o final do terceiro trimestre, com 59.092 vendas.

‘Flowers’, de Miley Cyrus, que passou 10 semanas no primeiro lugar, é o maior single, com 1.496.859 vendas, seguido pelo grande sucesso de Raye, ‘Escapism’, um feat. com 070 Shake, com 997.024 vendas nas paradas em 2023.

Durante o terceiro trimestre, Sprinter by Dave & Central Cee – que passou 10 semanas em primeiro lugar – emergiu como o maior single do trimestre, com 612.888 vendas. 

Olivia Rodrigo, ficou em segundo lugar com ‘Vampire’ (498.407), seguida por ‘Dance The Night’, de Dua Lipa, em terceiro lugar (402.282).

Destaques

#Internacional

A época de natal é aquela que une a família e une também estilos musicais! As canções temáticas têm um papel especial em trazer...

#Internacional

"All I Want For Christmas Is You" lidera as paradas todos os anos e isso significa um dinheirão para a conta de Mariah Carey....

#Internacional

Jisoo, do BLACKPINK, é a protagonista da série de zumbis "Newtopia", que estreará na plataforma Prime Video.

Copyright © 2006-2024 POPline Produções Artísticas & Comunicações LTDA.

Sair da versão mobile