in

Após aquisição da Songtradr, metade da equipe do Bandcamp é demitida

Em um comunicado, a plataforma de licenciamento de música diz que foram necessários alguns ajustes para garantir uma empresa sustentável e saudável que possa servir a sua comunidade de artistas e fãs

Foto: Divulgação.

Metade dos funcionários do Bandcamp, plataforma de música centrada em artistas, foram demitidos poucas semanas depois que a empresa foi adquirida pela Songtradr, segundo a Variety.

Em comunicado, a Songtradr confirmou que concluiu a aquisição do Bandcamp.

“Nos últimos anos, os custos operacionais do Bandcamp aumentaram significativamente. Foram necessários alguns ajustes para garantir uma empresa sustentável e saudável que possa servir a sua comunidade de artistas e fãs. Após uma avaliação abrangente, incluindo a importância das funções para o bom funcionamento dos negócios e funções pré-existentes no Songtradr, 50% dos funcionários do Bandcamp aceitaram ofertas para ingressar no Songtradr”, disse a Songtradr em um comunicado.

Foto: Divulgação.

Estamos comprometidos em manter os serviços existentes do Bandcamp que os fãs e artistas adoram, incluindo sua participação na receita do artista, Bandcamp Fridays e Bandcamp Daily. Estamos ansiosos para receber o Bandcamp em nossa comunidade musicalmente alinhada. Compartilhamos uma profunda paixão por todas as coisas musicais e continuaremos a servir artistas, gravadoras e fãs que tornam tudo isso possível”, completa a Songtradr no comunicado.

Leia Mais:

Songtradr adquiriu a empresa da Epic Games, que comprou o Bandcamp no ano passado e, recentemente, demitiu cerca de 16% de sua equipe.

De acordo com a Variety, os funcionários do Bandcamp nos EUA, que lançaram um sindicato que se tornou público no início deste ano, anunciaram no início de outubro que haviam enviado uma carta ao Songtradr descrevendo uma lista de demandas em torno da venda da empresa. Nele, diziam que estavam “exigindo ofertas de emprego para todos os trabalhadores; ofertas de demissão voluntária claras, consistentes e equitativas; ofertas de emprego para todos os trabalhadores”. 

Além disso, também foi pedido que Songtradr reconhecesse o sindicato Bandcamp United. O comunicado acrescentou que em 28 de setembro, “em um anúncio interno à equipe, a Epic Games escreveu que a Songtradr, Inc. ofereceria cargos a alguns funcionários do Bandcamp, mas não a todos”, de acordo com a Music Business Worldwide.

Foto: Divulgação.

Um representante da Songtradr disse à Variety que ainda não havia uma atualização sobre se a empresa reconheceria o sindicato.

“A aquisição do Bandcamp ajudará a Songtradr a continuar a aumentar seu conjunto de serviços para artistas. Eu também sou um músico apaixonado, e a arte e a criatividade sempre estiveram no coração do Songtradr. O Bandcamp se juntará a uma equipe de veteranos e artistas da indústria musical com profundo conhecimento em licenciamento, composição, gerenciamento de direitos e distribuição de música”, declarou Paul Wiltshire, CEO da Songtradr, no momento da aquisição.

Paul Wiltshire, CEO da Songtradr. Foto: Reprodução/LinkedIn.