Foto: Bernardo Guerreiro / Reprodução Instagram
in ,

Anitta cita Marielle Franco em divulgação de “Girl From Rio”

História de Marielle Franco é de muita força.

Anitta está fazendo um aquecimento para lançar “Girl From Rio“, música que dá o título ao seu novo álbum. Para isso, ela está atualizando suas redes sociais diariamente com fortes mulheres cariocas que são as verdadeiras “garotas do rio”. Esta quinta-feira, 07 de abril, foi a vez de relembrar a história de Marielle Franco, que dedicou sua vida para combater injustiças sociais e acabou entrando para a política. Incomodando a estrutura política tradicional, ela acabou sendo assassinada e até hoje o crime não tem solução.

(Foto: Divulgação)

Em inglês, Anitta relembrou a história de Marielle, fazendo que o mundo fique sabendo melhor sobre tudo o que aconteceu.

Leia o que Anitta escreveu sobre Marielle Franco

Marielle Francisco da Silva, mais conhecida como Marielle Franco, nascida no Rio de Janeiro, foi socióloga e política brasileira. Mulher negra, de origem pobre, Marielle cresceu na favela da Maré e foi eleita vereadora no Rio de Janeiro em 2016 com a quinta maior votação“, começou Anitta.

Ela continua: “Marielle defendeu o feminismo, os direitos humanos e criticou a intervenção federal no Rio de Janeiro e também da Polícia Militar, tendo denunciado diversos casos de abuso de autoridade por policiais contra moradores de comunidades carentes“.

“Ela nunca se calou e levantou questões importantes em sua carreira política. Até que, em 14 de março de 2018, foi morta a tiros no Rio de Janeiro, junto com seu motorista, Anderson Gomes”.

A história é realmente impactante: “Seus familiares pedem justiça há três anos e o Brasil quer saber ‘quem ordenou a morte de Marielle Franco?‘”

Em julho de 2018, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovou uma lei que consolidou o dia 14 de março no Calendário Oficial do Estado do Rio de Janeiro como ‘Dia de Marielle Franco – Dia de Combate ao Genocídio da Mulher Negra‘”, completa.

Marielle Franco e a mobilização dos artistas

Na época do crime da morte de Marielle Franco, houve uma mobilização geral dos artistas que usaram suas redes sociais para cobrar justiça do caso, além de lamentar a tragédia. Na época, Anitta se manteve calada, o que gerou críticas do público em geral.

A situação foi até abordada pela estrela internacional  Katy Perry em 2018, que fez um show no Rio de Janeiro em 2018 e chamou ao palco filha e irmã de Marielle Franco.

Foto: Reprodução Internet

Para a homenagem, Katy Perry exibiu uma foto da vítima no telão e convidou ao palco a irmã e a filha da vereadora, enquanto o público gritava “justiça! Justiça! Justiça!”. Em seguida, a cantora americana disse para a filha de Marielle “continuar brilhando, pela mãe” e pediu um minuto de silêncio para o público.

Só depois desse show da Katy Perry que Anitta resolveu se posicionar sobre o assunto. “Eu ia fazer um post daqui um tempo… que era quando eu achava que faria sentido pra mim. Mas não tive muita paciência pra aturar o ódio gratuito dos internautas até lá. Então.. se alguém estiver interessado em saber minha opinião sobre o caso Marielle, leia esse texto imaginando que o escrevi daqui 3 meses. / Marielle ainda está presente? Espero que sim, espero que pra sempre. Essa seria a melhor demonstração da frase “o feitiço virou contra o feiticeiro” que já presenciei. Quem achou que calaria uma voz tão alta com um tiro se enganou”, escreveu ela em parte da declaração.

LEIA MAIS
>> Após muita cobrança, Anitta enfim faz post sobre Marielle Franco: “ninguém merece morrer”

Girl From Rio

Anitta já havia adiantado que o clipe de “Girl From Rio” trará sua perspectiva do Rio de Janeiro – que não é a dos pontos turísticos que os gringos conhecem. Como mulher periférica, ela só passou a frequentar bairros nobres depois da fama. Algumas cenas do clipe foram gravadas no Piscinão de Ramos, por exemplo. Fica no subúrbio do Rio e é frequentado por classes mais baixas da pirâmide social.

O início da divulgação do single, no entanto, indica que Anitta não quer apenas colocar luz no Rio de Janeiro que está fora dos cartões postais. Ela também direciona os holofotes para pessoas comuns e periféricas.

Escrito por Redação POPLine

Com comando de voz, Amazon Music lança recurso ‘Modo Carro’

"Mr. Perfectly Fine" da Taylor Swift é sobre Joe Jonas?

“Mr. Perfectly Fine” da Taylor Swift é sobre Joe Jonas?