Após usar a expressão “inveja branca” no “Mais Você”, Ana Maria Braga se desculpou publicamente. A apresentadora foi criticada nas redes sociais pelo termo de cunho racista e aproveitou o programa desta quinta-feira (23) para reparar o erro.
“Eu fiz um comentário sobre inveja, e teve gente, principalmente da comunidade negra, que se sentiu ofendida. Eu li os argumentos na internet e quero agradecer porque eu vi que as pessoas tem razão. Li os argumentos e quero agradecer. As pessoas têm razão. Faço questão de pedir desculpa. É uma oportunidade de aprender“, afirmou. “São vícios de linguagem. Humildemente, peço desculpas. Não se repetirá”, completou.
A expressão é considerada racista porque associa a ideia de algo bom, positivo, com o branco’ Ou seja, se inveja é algo ruim, ao ser branca ela é ‘melhorada’. Isso reforça a associação do preto com comportamentos negativos — o que influencia diretamente estereótipos racistas na sociedade.
Leia mais:
- Justin Bieber venderá roupas com estampa contra racismo
- Dayane Mello é acusada de racismo em A Fazenda: “tem que ser branquinha”
- É racismo? Equipe de Nego do Borel sugere “perseguição” em “A Fazenda”
- João Luiz rebate post racista de presidente da Fundação Palmares
- Lizzo chora em live após ataques racistas e gordofóbicos
Relembre o que aconteceu
Ao vivo no “Mais Você” da última quarta-feira (22), a apresentadora usou uma expressão de cunho racista ao falar que estava sentindo uma “inveja branca” do repórter Fabrício Battaglini, que gravava uma reportagem em uma plantação de girassol.
“Tem alguns momentos, não quando vocês passam perrengues, eu fui repórter de rua durante muito tempo e morro de inveja, inveja boa, inveja branca de estar aí onde está. Você aí e eu aqui hoje, que lindas”.