A 5ª temporada do Projeto Humanos está de volta com “Altamira“, que chegou ao Globoplay e todas as plataformas de áudio nesta quinta-feira (3). Agora, Ivan Mizanzuk, autor da obra, traz um novo olhar sobre o crime que chocou o país no final da década de 1980. Ele se debruça sobre documentos inéditos que ajudam a esclarecer pontos importantes referentes ao caso dos meninos emasculados na cidade de Altamira, interior do estado do Pará.
LEIA MAIS:
- ‘Altamira’, novo podcast ‘Projeto Humanos’, estreia no Globoplay
- Podcast apresentado por uma criança aborda educação antiracista
- ‘Temos que fazer publicidade para o Brasil profundo’, diz Felipe Silva, fundador da agência Gana, que produz o podcast de Mano Brown no Spotify
A forma brutal como ocorreu a morte dos meninos de Altamira chamou a atenção do país em meio às acusações de sequestros e tráfico de órgãos que nortearam a investigação policial na época repleta de controvérsias. Segundo Mizanzuk, grande parte das pessoas só conhece a sequência da história que fala sobre o julgamento dos acusados entre os anos de 1989 e 1993.
“Poucos sabem o que aconteceu nos bastidores e a dimensão do que foi esse processo. Há coisas que são desconhecidas até pelos moradores de Altamira e familiares das vítimas. Foi um intenso trabalho de pesquisa e apuração”, enfatiza.
Nesta segunda fase, Ivan mergulha em um novo estudo do caso que traz à tona fatos importantes sobre os acusados e vítimas, entre outros personagens envolvidos.
Um momento importante destacado no 17º episódio do podcast é o julgamento do caso em 2003, em Belém, após idas e vindas, os cinco acusados seriam julgados juntos, entre eles: Valentina de Andrade, líder do Lineamento Universal Superior; Amailton Madeira Gomes; o ex-policial militar, Carlos Alberto, e os médicos Césio Flávio Caldas Brandão e Anísio Ferreira de Souza, dando início a constantes rearranjos de suas defesas.
“Pela primeira vez tudo será contado e esclarecido com profundidade para a população brasileira, que merece explicações melhores sobre o que foi todo esse processo de Altamira”, declara Mizanzuk.
LEIA MAIS:
- Lula no “Flow Podcast” bate recorde e ultrapassa entrevista de Bolsonaro
- No “Flow Podcast”, Lula diz que Bolsonaro é psicopata: “Mente descaradamente”
- Após desabafo sobre assédio, Gio Ewbank celebra sucesso de podcast
Ouça o podcast: