in ,

Alok é o artista que mais fez doações no Brasil em 2022, aponta ranking

Segundo o Monitor das Doações, até o mês de setembro, Alok doou mais de R$ 3,4 milhões para projetos sociais e de situações emergenciais

Alok é o artista que mais fez doações no Brasil em 2022, aponta ranking
Alok é o artista que mais fez doações no Brasil em 2022, aponta ranking do Monitor de Doações. Foto: Hudson Rennan/Divulgação

Alok é o artista que mais fez doações no Brasil em 2022, de acordo com o Monitor das Doações. A entidade atualizada diariamente pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), apontou que o DJ é o 32º na lista e doou, com dados apurados até o mês de setembro, mais de R$ 3,4 milhões para projetos sociais de organizações da sociedade civil e ao socorro a situações sociais emergenciais, tais como, enchentes.

Leia Mais:

O Instituto Alok atua apoio ao empreendedorismo com ênfase em jovens, mulheres e população negra; em apoio também à gastronomia social, ao desenvolvimento humano em geral e a causas indígenas. Entre os projetos apoiados pela organização, estão: Fraternidade Sem Fronteiras, Preta Hub, Razões para Acreditar, Centro de Empreendedorismo da Amazônia, Articulação das Mulheres Indígenas Guerreias da Ancestralidade e mais. Todos os projetos apoiados podem ser conferidos no site do Instituto Alok.

Instituto Alok
Instituto Alok. Foto: Divulação

De acordo com Devam Bhaskar, Diretor do Instituto Alok, o artista já faz doações desde antes a criação oficial da organização, há dois anos.

“Para ele [Alok], uma medida de ‘sucesso’ é a possibilidade de ajudar mais pessoas e coletividades. O Instituto Alok investe 80% dos recursos em ações no Brasil, favorecendo: o empreendedorismo, sobretudo de mulheres negras; o microcrédito para pequenos negócios na zona rural; a formação de jovens da periferia em tecnologia para que ocupem melhores postos no mercado de trabalho; a saúde infantil; e os povos indígenas para um bem-viver nas aldeias e para a expansão da visibilidade de sua cultura e sabedoria ancestrais. Estamos muito presentes também nas ações de combate à fome”, diz Devam Bhaskar, diretor do Instituto.

Foto do perfil de Devam Bhaskar (Geraldinho Vieira)
Devam Bhaskar, Diretor do Instituto Alok. Foto: Reprodução/LinkedIn

Além disso, o Instituto Alok também apoia igualmente ações sociais na África e na Índia

Sobre o Monitor das Doações

O Monitor das Doações é atualizado diariamente pela ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos, com notícias publicadas no Brasil sobre doações feitas ou que serão realizadas neste ano por empresas ou pessoas físicas. Os dados são públicos, coletados diretamente na internet e organizados pela entidade.

De acordo com a iniciativa, nenhum valor é somado se ele não for público – os links são divulgados para conferência. A proposta do Monitor das Doações é proporcionar uma ferramenta que traz uma melhor visão de como é a generosidade no Brasil, sendo o valor de doações feitas um importante número para acompanhamento da sociedade. Dentro da metodologia do Monitor das Doações estão sendo consideradas apenas doações individuais com valor mínimo de 3 mil reais.

O objetivo é consolidar e conhecer os números das doações realizadas no país, promovê-las e inspirar ainda mais doações. O Monitor das Doações não realiza a intermediação entre doadores e organizações, e não realiza fiscalizações. A responsabilidade em realizar a doação anunciada é de cada doador. Para conhecer a lista completa dos doadores, acesse o site.