Aconteceu ontem em Lisboa mais um Rock in Rio Academy. Em sua quarta edição em Portugal, o programa educacional do Rock in Rio apresentou, através de live case, as estratégias que fizeram o Rock in Rio evoluir de uma ideia, para o maior festival de música e entretenimento do mundo. Na concepção e execução do Academy está, junto à Rock World, a Provoke Edutainment Club de Agatha Arêas, que conversou com o POPline.Biz é Mundo da Música sobre a iniciativa, atuação da empresa no programa e projetos futuros.
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Transformar conhecimento, estratégias e desafios em aprendizado é o mote do Rock in Rio Academy. Ontem, em mais uma edição em terras portuguesas, os executivos do Rock in Rio e da Rock World transformaram a Cidade do Rock, no Parque Tejo, em uma grande sala de aula para um público de 250 pessoas. Baseado nos obstáculos e processos vividos pelas empresas e profissionais do mercado como um todo, neste ano, o Academy apresentou seu live case em torno de diversos setores, dentre eles liderança, gestão de talentos, atuação em mídias sociais, sustentabilidade e acessibilidade.
Agatha Arêas, ex vice-presidente de Learning Experience do Rock in Rio e sócia da Provoke, em exclusiva ao POPline.Biz, falou um pouco sobre a iniciativa do Rock in Rio e sobre o interesse de profissionais de diversas áreas na marca:
“O Rock in Rio em si já é uma escola, né? É uma grande escola de líderes, de empreendedores. Aqui a gente é formado para adaptabilidade, para anti-fragilidade, para criatividade, para a solução de problemas inesperados, para a visão sistêmica. Tudo isso, mais do que a operação do próprio evento, que é super complexa, gera um interesse muito grande no mercado, as pessoas querem entender como que essa marca, criada no Brasil há 40 anos, aqui em Lisboa já há 20 anos, se mantém relevante com tanta transformação que houve no mundo. Tanta coisa vem mudando e o Rock in Rio continua ocupando um lugar na memória afetiva das pessoas,” comentou.
Segundo ela, o lugar cativo que o Rock in Rio ocupa na vida das pessoas de diferentes gerações, “desde os boomers até os alphas”, é resultado da cultura forte da empresa de “sonhar e fazer acontecer” e dos seus pilares, que são “valores inegociáveis”. Levando esse interesse em conta, a adesão de profissionais ao Rock in Rio Academy Lisboa em 2024 foi alta. Todos os bilhetes foram vendidos, como confirmou Agatha:
“O Rock in Rio Academy, felizmente, é sempre um sucesso. Não dá pra não ser! Tem capacidade limitada, porque a gente usa os espaços da Cidade do Rock como as salas de aula. Então, a gente pega um espaço da área VIP, a gente vai para os palcos, todos entram nos bastidores. Isso tudo tem uma capacidade. A Cidade do Rock aqui em Lisboa é menor do que a do Rio, então aqui a gente tem uma capacidade de 250 alunos. Estamos com a casa cheia, 250 pessoas estão aqui.”
“Edutainment” e atuação da Provoke
Edutainment é a base do Rock in Rio Academy. O conceito, que origina-se da integração das palavras de língua inglesa “education” (educação) e “entertainment” (entretenimento), busca trazer para a educação as principais características do entretenimento. Agatha Arêas explicou que esse conceito também foi o pontapé inicial da Learning Experience Unit do Rock in Rio, em 2019, e o que a impulsionou para a criação da sua própria agência, a Provoke:
“Edutainment foi o conceito que eu descobri em 2015, que já existia há anos, mas não era difundido, quando eu idealizei o primeiro Rock in Rio Academy, ainda como Diretora de Marketing do Rock in Rio. [Esse conceito] me cativou de uma maneira a ponto de eu propor à empresa a abertura de uma unidade de negócios para educação. De 2019 a 2023, a gente operou a LExU, a Learning Experience Unit do Rock in Rio. Ali, além do Academy, que a gente abarcou nessa unidade, realizamos projetos incríveis como o Rock in Rio Humanorama e o How To Rock in Rio.”
Ela continuou:
“A área cresceu tanto e as possibilidades de se fazer mais por educação também cresceram, que fiz mais uma proposta: fazer um ‘spin off’ da unidade de negócio e criar a minha própria empresa, que hoje é a Provoke. Então, desde janeiro de 2024, a gente tem oficialmente a Provoke Edutainment Club, da qual eu sou fundadora e presidente, junto com meu sócio Marco Rovela, CEO da empresa. A gente vem realizando não só os projetos com o Rock in Rio, como o Academy, o The Town Learning Jouney, o MBA de Gestão de Talentos e Lideranças, mas também outros projetos autorais, como o que vai ser lançado agora, semana que vem, voltado para a primeira liderança.”
O novo projeto da Provoke tem foco total nos “líderes de primeira viagem”, nas pessoas que estão se preparando agora para que futuramente possam assumir cargos de gestão de outras pessoas e precisam e querem formação para atuar como tal.
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Rock in Rio Academy no Brasil
O Rock in Rio Academy já tem data para acontecer no Brasil e os ingressos já estão à venda. No Rio de Janeiro, o programa acontecerá na Cidade do Rock, no Parque Olímpico, no dia 17 de setembro, uma terça-feira entre os dois finais de semana de festival. Diferente da versão portuguesa, no Brasil, os alunos interessados terão a opção de participação virtual caso não esteja presente na cidade. Agatha explicou:
“Uma coisa bacana que tem no Brasil, além da participação presencial, a gente também tem a transmissão online. Essa oportunidade de fazer o curso digitalmente é muito válida para aquelas pessoas que não conseguem ir até o Rio de Janeiro para passar duas noites, têm outros compromissos, não conseguem estar ali, né? Mas, para quem consegue, viver realmente essa coisa de entrar nos bastidores, eu acho fantástico! Realmente a gente leva os alunos pelos camarins, ao Centro de Controle de Operações, que é uma coisa fabulosa. Ninguém imagina como há toda uma tecnologia, um sistema integrado para controlar toda a operação que existe de logística e de segurança e de saúde dentro da Cidade do Rock. Então é uma experiência riquíssima.”