Ela é o momento! Adele já está colhendo os frutos de seu mais recente álbum, o “30”, lançado há pouco mais de duas semanas. É que o disco vendeu mais de um milhão de cópias puras só nos Estados Unidos. Esse tipo de venda conta os downloads pagos e as compras físicas, algo mais tradicional que o moderno streaming. De acordo com o MRC Data e a Billboard, o disco atingiu o feito em apenas 16 dias, sendo o disco mais rápido da década a atingir essa marca.
Leia mais:
- No topo da parada, Adele conquista certificado de platina no Reino Unido
- Adele confirma videoclipe de “I Drink Wine”
- Lizzo fala da amizade com Adele: “somos duas divas supremas”
- Adele anuncia residência de shows em Las Vegas para 2022
No registro que contabilizou o desenvolvimento das vedas até o dia 6 de dezembro, “30” vendeu 692.000 cópias em sua primeira semana nos Estados Unidos (semana encerrada em 25 de novembro) e depois vendeu 225.000 cópias em sua segunda semana (encerrada em 2 de dezembro). Entrando em sua terceira semana, “30” permanece em primeiro lugar na parada de álbuns dos EUA com mais de 185 mil unidades vendidas.
.@Adele‘s ’30’ aiming for third week at #1 on the US albums chart with 185K+ units sold (via @HITSDD). #Adele30
— chart data (@chartdata) December 7, 2021
Nos últimos anos, tem sido raro para um álbum a vender um milhão de cópias nos EUA, principalmente se levarmos em conta que o novo álbum de Adele foi lançado no dia 19 de novembro. Logo, o montante foi alcançado em apenas uma semana. A frequência de álbuns milhões de vendas caiu já que os fãs têm consumido música via serviços de streaming.
.@Adele‘s ’30’ aiming for third week at #1 on the US albums chart with 185K+ units sold (via @HITSDD). #Adele30
— chart data (@chartdata) December 7, 2021
O último álbum lançado a vender um milhão de cópias nos Estados Unidos foi Taylor Swift com “Folklore”, que foi lançado em 24 de julho de 2020. Ele ultrapassou 1 milhão de cópias vendidas na semana que terminou em 22 de outubro de 2020. Suas vendas totais ficaram em 1,55 milhão até 2 de dezembro, de acordo com Billboard.
Sucesso também no Reino Unido
Apenas na última semana, o disco vendeu mais de 102 mil cópias equivalentes no Reino Unido – sendo 81% dessas vendas de álbuns físicos e digitais para download. O single “Easy On Me” também continuou no topo dos charts britânicos após vender 69 mil cópias equivalentes. A música recebeu mais de 8,4 milhões de streams nas plataformas.
Nos Estados Unidos, o resultado não deve ser muito diferente de acordo com as previsões do Hits Daily Double. 30″ terá uma segunda semana ainda forte, conquistando cerca de 260 mil unidades equivalentes vendidas por lá. A estimativa é que cerca de 201 mil sejam de vendas puras do novo álbum de Adele, sejam elas digitais ou físicas.