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Ações da Meta crescem quase 20% após comunicado de Zuckerberg

Mark Zuckerberg, CEO Meta. Foto: Divulgação/Meta

O Facebook e o seu CEO Mark Zuckerberg investiram pesadamente em crescimento nos últimos anos, inclusive em áreas como realidade virtual com potencial não comprovado. No entanto, após um ano em que a empresa perdeu mais de US$ 600 bilhões em valor de mercado, a CNN aponta que Zuckerberg começou a falar a língua de Wall Street – e eles o estão recompensando por isso.

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A Meta, empresa que administra o Facebook, divulgou na quarta-feira (1) seu terceiro declínio trimestral consecutivo na receita, além de uma queda acentuada no lucro nos últimos três meses de 2022.  Os resultados são devido ao enfrentamento de uma incerteza econômica mais ampla, do aumento da concorrência no mercado de mídia social e incorrer em custos significativos de uma rodada recente de demissões.

Mesmo assim, a empresa superou as expectativas de vendas dos analistas de Wall Street. Além disso, prometeu focar na “eficiência”, reduziu sua previsão de gastos de capital no próximo ano e anunciou planos para aumentar seu plano de recompra de ações em US$ 40 bilhões. Isso ajudou a fazer com que as ações da Meta subissem quase 20% após o pregão de quarta-feira (1).

“Nosso tema de gestão para 2023 é o ‘Ano da Eficiência’ e estamos focados em nos tornar uma organização mais forte e ágil”, disse Zuckerberg em um comunicado sobre os resultados financeiros.

Mark Zuckerberg | Foto: Divulgação/Facebook

A Meta registrou quase US$ 32,2 bilhões em receita no trimestre, uma queda de 4% em relação ao ano anterior, mas acima dos US$ 31,5 bilhões projetados pelos analistas. O lucro líquido trimestral da gigante da mídia social foi de apenas US$ 4,7 bilhões, uma queda de 55% em relação ao mesmo período do ano anterior e abaixo das expectativas dos analistas.

Em uma teleconferência com analistas na quarta-feira (1), Susan Li, CFO da Meta, falou que a Meta anunciou planos para demitir cerca de 11 mil funcionários em novembro. Além disso, a empresa também tem atualmente um amplo congelamento de contratações e planeja limitar as contratações ao longo do ano.

Em seu relatório de ganhos, a Meta pontuou que reduziu ligeiramente sua orientação para gastos de capital para 2023, para algo entre US$ 30 bilhões e US$ 33 bilhões, citando planos para reduzir os gastos com construção de data centers. 

No documento também consta que “substancialmente todas as despesas de capital continuam a apoiar a família de aplicativos”, um termo que se refere ao Facebook, Instagram e WhatsApp.

Foto: Unsplash

Para o primeiro trimestre de 2023, a Meta espera receita entre US$ 26 e US$ 28,5 bilhões, cuja extremidade superior representaria um aumento em relação ao trimestre do ano anterior e quebraria a sequência de quedas consecutivas de receita trimestral da empresa. A orientação é um pouco melhor do que a do Snapchat, que no início da semana, disse esperar que a receita do primeiro trimestre caia entre 2% e 10% em comparação com o ano anterior.

De acordo com Mark Zuckerberg, nos primeiros 18 anos da história da empresa a receita cresceu acentuadamente a cada ano.

 “E então, obviamente, isso mudou drasticamente em 2022, onde nossa receita teve um crescimento negativo pela primeira vez na história da empresa … e não prevemos que isso continue, mas não acho necessariamente que voltará ao como era antes.”

“Então, acho que esta é uma mudança de fase muito rápida que acho que nos forçou a basicamente dar um passo para trás e dizer, ok, não podemos simplesmente tratar tudo como se fosse hipercrescimento”, embora Zuckerberg tenha dito que acredita que a mudança de mentalidade “realmente nos torna melhores”, acrescenta Zuckerberg.

Os números de usuários do Meta também marcaram um ponto positivo no relatório divulgado na quarta-feira (1). Atualmente, o Facebook tem 2 bilhões de usuários ativos diários e os aplicativos da empresa de tecnologia aumentaram o seu número de usuários ativos diários em 5% ano a ano, para 2,96 bilhões, um sinal de boas-vindas para a empresa após preocupações com o crescimento estagnado de usuários no ano passado.

Foto: Marvin Meyer/ Unsplash

Segundo a CNN, a principal negócio de publicidade da empresa caiu pouco mais de 4%, para quase US$ 31,3 bilhões, um resultado “melhor que o esperado” que “deve refutar as preocupações sobre o estado da indústria de publicidade digital”, disse Jesse Cohen, analista sênior da Investing.com à empresa de notícias.

No entanto, mesmo assim, o preço médio por anúncio da Meta caiu 22% ano a ano durante o trimestre de dezembro e 16% no geral em 2022, enquanto a empresa lida com as mudanças de rastreamento de aplicativos da Apple e o aumento da concorrência de empresas como TikTok.

A empresa também perdeu um total de mais de US$ 13,7 bilhões em sua unidade “Reality Labs”, que abriga seus esforços de metaverso. No quarto trimestre, esta receita caiu 17%, para US$ 727 milhões, devido à queda nas vendas de seu fone de ouvido Quest 2, de acordo com a empresa.

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